IMG_3621 (1).jpg

FEN e Fanut comemoram seus 50 anos de história

Em 04/06/25 13:37.

As unidades acadêmicas são exemplos de excelência no ensino, pesquisa e extensão

Texto: Caroline Pires

Fotos: Wesley Menezes

 

 IMG_3621 (1).jpg

O auditório das faculdades ficou repleto de histórias, memórias e esperanças para o futuro

 

 

Unidades acadêmicas irmãs, os cursos de Enfermagem e Nutrição comemoraram os seus 50 anos de fundação em uma cerimônia conjunta realizada ontem, 3/6. Em uma noite repleta de memórias e alegrias, servidores técnico-administrativos e docentes foram homenageados e puderam compartilhar momentos de dificuldades e superação, vividos ao longo desse cinquentenário. Na ocasião, foi inaugurada a Linha do Tempo da Fen e Fanut, que ficará exposta no hall compartilhado das unidades e apresenta um história cheia de superações e reinvenções, das unidades que nasceram de um departamento da Faculdade de Medicina. Atualmente, o curso de Nutrição é o 6º melhor do país e o curso de Enfermagem está entre os 25 melhores do Brasil, segundo os últimos dados do Enade. Confira as fotos do evento.

Ressaltando que a comemoração do cinquentenário marca o compromisso com a formação em saúde e com a população, a diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut), Ana Tereza Vaz de Sousa Freitas, ressaltou que tem sido um prazer crescer e conviver com a Faculdade de Enfermagem. “A linha do tempo, que será inaugurada conta um pouco dessa história de coragem e trabalho incansável dos dois cursos”, agradeceu. Nascida a partir de um departamento da Faculdade de Medicina, hoje a Faculdade de Nutrição teve uma base sólida construída por professores e técnico-administrativos, “mantendo o compromisso com a formação técnica e a excelência, que se tornou parte dessa história de sucesso. Temos excelentes notas na graduação e uma pós-graduação em franco crescimento”, destacou. Hoje, a Fanut comemora seus mais de 1.000 nutricionistas formados, uma centena de mestres e 17 doutores. “Buscamos todos os dias formar profissionais cada vez mais bem capacitados e conscientes do seu papel transformador da sociedade”, afirmou. Segundo ela, caminhar e semear tem sido uma constante na faculdade “que venham muito mais conquistas nos próximos 50 anos”, concluiu.
A diretora em exercício da Faculdade de Enfermagem (FEN) , Natália Del’Angelo Aredes, compartilhou do privilégio e da responsabilidade de realizar esse discurso. “O resgate da memória e da história da Fen está muito bem registrada e celebrada nesse momento. Apesar dos meus 8 anos de presença na Fen, estou tendo a oportunidade de mergulhar nessa trajetória”, afirmou. Esses momentos de interação são fundamentais, segundo ela, para que na correria do dia-a-dia sejam pensadas formas de compartilhar a memória. “Somos reconhecidos hoje no Brasil e fora deles, com mais de 2.000 enfermeiros e enfermeiras formados e uma formação que promove a justiça social e capacita cada um deles para gestão”, destacou. A diretora em exercício lembrou da coragem e competência da Fen durante a pandemia de COVID-19, “em um esforço coletivo de estudantes e servidores, isso denota todo o nosso compromisso social. Vale lembrar que o Laboratório de Práticas Interativas já realizou mais de 3 mil atendimento e a Sala de Vacinas que aplicou 36 mil vacinas desde a sua criação”, frisou.

Falando de sua honra em participar da escrita de mais uma página na ilustre na história da Universidade Federal de Goiás, o pró-reitor de graduação, Israel Elias Trindade, representou a reitoria da UFG. “É preciso criar e instituir uma política de memória da nossa instituição. Momentos como esse são muito importantes exatamente por isso. Mas, para além disso, é um momento de ouvir as pessoas que construíram a UFG”, defendeu. Como professor de linguística, o pró-reitor lembrou que a expressão “pessoa importante”, remete ao verbo importar, “importar é trazer para dentro e é exatamente isso que estamos falando quando reunimos todos vocês aqui, já que as pessoas são o que há de mais importante e o que queremos sempre manter dentro de nós”, argumentou. 

Luzia Aparecida, servidora técnica-administrativa da Fanut, foi convidada para representar os colaboradores das duas unidades. “Dos sete servidores, que foram os primeiros a chegarem aqui, ainda temos quatro trabalhando e cada um procurando desenvolver da melhor forma possível os trabalhos aqui desenvolvidos”, lembrou. Apesar do desmembramento das unidades, a servidora acredita que todos seguem próximos e compartilhando o seu compromisso com a instituição, “nos servidores somos os tijolos que formam o alicerce onde foram construídas as faculdades de Enfermagem e Nutrição”, concluiu.

Iara Barreto, diretora da Faculdade de Nutrição e Enfermagem, entre 1982-1986 e 1991-1993, contou que chegou à unidade acadêmica com 29 anos e tem até hoje o sentimento de pertencimento com a faculdade, “mesmo aposentada, com muito amor ainda quero discutir o futuro dessa instituição. Aqui fiz amigos e irmãs que continuam na minha vida até hoje. Cada minuto aqui me faz voltar a um passado e pensar o que há de vir”, considerou. Segundo ela, cada uma das pessoas que passaram por essa história deixaram um pouco de si, “lá em 1976 eu ganhei o desafio de chegar até aqui e participei de toda essa história. Com orgulho, eu continuo UFG”, afirmou.

Responsável por auxiliar a criação da Linha do Tempo da Faculdade de Nutrição e Enfermagem, Pablo Lisboa, coordenador da Reitoria Digital, explicou que tem organizado diversas exposições das unidades acadêmicas que contam a história da UFG. “Aqui na Fen e Fanut foram feitas 16 entrevistas. No final do ano as entrevistas serão lançadas na íntegra, nos 65 anos da Universidade”. 

 

 IMG_3631.jpg

Ana Tereza Freitas, diretora da Fanut, e Natália Aredes, diretora em exercício da FEN, compuseram a mesa com o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade

 

 IMG_3654.jpg

PET Enfermagem traduziu o Hino Nacional em Libras, no início da apresentação

 

a7d2

Descerramento do painel da Linha do Tempo dos cursos de Nutrição e Enfermagem 

 

 IMG_3592 (1).jpg

Pyero Talone e Helvis da Costa realizaram a apresentação musical da noite, em um dueto de violão e flauta 

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias FEN Fanut