Alzira 04.jpg

"Pintou, teceu e bordou. E na FAV, isso tudo é muito sério"

Em 28/05/25 14:42.

Alzira Prado recebeu o título de técnica-administrativa emérita

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 

Alzira Martins Prado entrou para o seleto grupo de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás nesta segunda-feira, 26/5. Mas muito antes disso, e ao longo de várias décadas, também participou da história de centenas de estudantes da Faculdade de Artes Visuais (FAV), atuando não só na parte acadêmica, mas sendo referencial de cuidado, carinho e atenção. Familiares, e toda a comunidade da FAV, compareceu ao evento para homenagear sua notória dedicação ao trabalho, o cordial atendimento aos docentes e alunos, além da abnegação a fim de garantir o bom andamento dos trabalhos da faculdade. Confira a galeria de fotos

Juliana Beatriz Leite, servidora técnico-administrativa da FAV acompanhou a homenageada na entrada da cerimônia. Em sua fala, ela frisou que, para além da competência em seu trabalho, Alzira Prado conhece como poucos as dinâmicas da universidade “ela se relaciona com as pessoas e sabe que são cada uma delas que fazem a Universidade existir. Alzira soube fazer da secretaria um espaço de acolhimento, escuta, afeto e vínculo, costurando um tecido do fio da vida de todo que a conheceram”, compartilhou. A servidora lembrou ainda que Alzira Prado conquistou o título de mestra na presença de mais de 100 pessoas que participaram da defesa de sua dissertação, “ela saiu por aí fazendo oficinas de arte, evento científico e hoje ela é parte do tecido de todos nós, com pão de queijo e uma dose de sucupira”, brincou. A contribuição notável, nas mais várias vertentes justifica a sua atuação, não só como pessoa ou servidora, “Alzira atuou para o bem estar de todos, ela pintou, teceu e bordou na FAV, e pra gente aqui isso tudo é coisa muito sério”, finalizou. 
Em seu discurso, lembrando quando chegou a UFG, na década de 90, Alzira Prado iniciou sua fala agradecendo a todos os que acolheram, quando o seu ingresso quanto aposentadoria. “Administrar para mim não é um ato de poder, mas sim, um ato de servir”, compartilhou. Ela considerou que todos que esteve na sua trajetória fez parte da sua família e foram escolhidos por Deus,  “a cada um de vocês, receba o meu amor e a minha gratidão”. O diretor da Faculdade de Artes Visuais, Flávio Gomes, conhece a servidora homenageada desde a sua graduação, convidou os presentes a refletirem sobre o que é ser servidor público, conceito que tem perdido o significado ao longo do tempo. “Perceber o outro é um exercício dessa função, estamos aqui para atender as pessoas, até mesmo aquelas que nem saber que precisam ser atendidas. Alzira foi muito além disso ouvindo a todos, principalmente os estudantes”, compartilhou. O jeito brincalhão e informal da servidora foi considerado fundamental para os estudantes, “personificando a verdadeira essência do que é servidor público. Quem afirmou que ninguém é insubstituível, não conheceu a Alzira e sua incansável disposição para ajudar”, concluiu. 
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, agradeceu a parceria dos familiares e de todo o tempo dedicado a vida na Universidade. “Quando a comunidade acadêmica escolhe alguém para homenagear, essa maior honra que pode ser dada a um servidor, é concedido aqueles que fizeram a diferença na vida das pessoas”, afirmou. A reitora lembrou que a UFG é uma das poucas universidades que concedem esse título aos servidores técnico-administrativos.

 Alzira01.png

Alzira Prado ingressou como servidora técnico-administrativa da FAV nos anos 90, onde também realizou seu mestrado

 

 Alzira 04.jpg

Alzira Prado, recebeu o atual diretor da FAV, Flávio Gomes, como aluno no seu ingresso no mestrado

 

 Alzira02.png

A servidora Juliana Beatriz Leite fez o discurso de homenagem a nova técnica-administrativa emérita

 

 Alzira03.png

Alzira Prado recebeu homenagem de Adriana Mendonça

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias fav