
Prograd realiza live para orientar estudantes sobre Nova Monitoria da UFG
Programa foi reformulado, passa a oferecer 500 bolsas e visa reforçar o ensino na graduação
Texto: Anna Paulla Soares
Na última segunda-feira (5/5), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFG realizou uma live no YouTube para orientar os estudantes que foram aprovados no processo seletivo para o novo Programa de Monitoria Acadêmica, que recebeu uma reformulação este ano e visa, por meio de um conjunto de ações institucionais, o aperfeiçoamento da graduação e do ensino na Instituição.
Segundo a Prograd, a Nova Monitoria causou comoção na comunidade acadêmica e contou com mais de 2 mil inscrições no processo seletivo neste semestre. Foram ofertadas 500 bolsas com até 12 parcelas mensais no valor de R$700. A diretora de de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência da UFG, Amone Inacia Alves, sanou as dúvidas de alguns estudantes e esclareceu que o pagamento da bolsa será realizado no mês subsequente às suas atividades como monitor.
O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, esteve presente na acolhida e ressaltou a importância deste projeto para o reforço da qualidade de ensino. Segundo ele, a monitoria é uma forma de aprendizagem mútua entre discentes e docentes, além de ser um grande exercício para corresponsabilização dos estudantes e dos monitores. O pró-reitor ainda saudou os estudantes e os representantes das unidades acadêmicas que marcaram presença no evento, que aconteceu de forma remota.
O coordenador de Projetos de Ensino/Monitoria da UFG, Monarko Nunes de Azevedo, orientou os estudantes em relação às suas atribuições enquanto monitores. Segundo Monarko, cabe aos monitores: apoiar os discentes que estão cursando a disciplina em atividades práticas e laboratoriais, apoiar o corpo docente, realizar plantões de dúvidas e/ou grupos de estudo, produzir material de apoio didático e propor soluções para acompanhamento dos estudantes.
Os monitores terão uma carga horária de 12h semanais, que deve ser verificada pelos professores e, além disso, devem entregar um relatório final via Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa) quando encerrarem suas atividades. O relatório deve ser validado pelo professor para que os estudantes obtenham as horas complementares referentes ao trabalho cumprido.
O coordenador também destacou o papel dos docentes nesta monitoria, que devem realizar reuniões de acompanhamento e avaliação dos monitores, ouvir as demandas da turma trazidas por eles, avaliar o relatório final do monitor e garantir um espaço de respeito e acolhimento. Ele reiterou que “o monitor não substitui professor em ministrar aulas ou elaborar provas/atividades avaliativas e não realiza atividades administrativas”.
A Prograd ainda disponibilizou um Manual de Monitoria Acadêmica. Intuitivo, didático e com informações bem direcionadas, o manual tem a finalidade de responder às principais dúvidas e demandas frequentes, tanto dos professores, quanto dos estudantes.
Para mais informações, acesse https://prograd.ufg.br/
Fonte: Secom UFG