Faculdade de Medicina comemora 65 anos e faz resgate da memória
Solenidade contou com a presença de gestores, parlamentares, comunidade acadêmica e pioneiros
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Carlos Siqueira
A Faculdade de Medicina (FM) da UFG comemorou 65 anos com uma cerimônia realizada na sede da unidade acadêmica (UA) na sexta-feira (25/4). Na ocasião, foram lançados a linha do tempo com a história da FM e um livro sobre os 65 anos de atuação, além de reinaugurada a galeria de ex-diretores, agora localizada no hall de entrada da faculdade. A solenidade contou com a presença da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, do vice-reitor Jesiel Carvalho, do diretor da FM, Waldemar Naves Amaral, de ex-diretores, docentes, estudantes, técnicos administrativos e parlamentares. Confira aqui a galeria de fotos do evento.
Waldemar Naves do Amaral iniciou os discursos dizendo que a faculdade, fundada em 24 de abril de 1960, tem uma “história grandiosa”. Ele destacou o pioneirismo do fundador, Francisco Ludovico, que enfrentou muitas dificuldades nos anos iniciais. Segundo Waldemar, a FM forma discentes de excelência e, acima de tudo, cidadãos. “É uma construção permanente, agora com laboratórios de simulação realística, de videocirurgia, procurando casar conhecimento e aprendizado na beira de leito, que continua importante, com as tecnologias”, disse o diretor. O gestor também agradeceu o apoio da Reitoria da UFG e ressaltou a importância de parcerias com entidades como a Associação Médica de Goiás (AMG), Hospital das Clínicas, Sicoob, parlamentares e Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).
A reitora Angelita Pereira de Lima enfatizou que chegar às comemorações de 65 anos da FM com todo o potencial da unidade é resultado de trabalho e competência. “Só é possível porque tem corpo docente e técnico comprometido, engajado e ousado”, analisou a reitora. Ela também comemorou a importância de se resgatar e registrar a memória da unidade, para preservação do seu legado.
O coordenador do curso de Medicina, Rui Gilberto, afirmou sua alegria em participar do momento e homenageou os pioneiros, segundo ele, “homens e mulheres visionários que, com coragem e determinação, lançaram as bases dessa casa do saber e da cura”.
O curador da exposição, Pablo Lisboa, ressaltou a importância das ações de resgate da memória institucional da UFG. “A gente gostaria de fazer essa parceria com todas as unidades. Se todas pudessem ter um cantinho, um corredor, com esse investimento, que bom seria para o estabelecimento de um processo permanente de massageamento da memória na Universidade”.
A linha do tempo da FM UFG foi organizada de acordo com as direções da Faculdade e alguns dos ex-diretores homenageados estiveram presentes: Paulo César Veiga Jardim, Heitor Rosa, Fátima Maria Lindoso, Antônio Fernando Carneiro, Custódio dos Reis e Souza, José Edson da Silva Cavalcante; os ex-diretores Francisco Ludovico e Vardeli Alves de Moraes foram representados pelos filhos, respectivamente Maíra Ludovico e Alexandre Vieira Moraes.
Parceiros
O superintendente do Hospital das Clínicas da UFG, José Garcia Neto, lembrou que o HC sempre foi um laboratório da FM. “Lá dentro sempre tivemos profissionais que lutaram e construíram junto com a FM a vontade de inovar e de dar assistência àqueles que precisam da medicina pública”.
O presidente do Centro Acadêmico XXI de Abril, Nicolas Machado, destacou a formação de excelência oferecida pela FM UFG aos estudantes, colocando-a em destaque no cenário nacional. Citando a nota máxima do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ele pontuou que o bom resultado é fruto de “bons professores e bons gestores, que permitem que nossos alunos sejam de excelência”.
O presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), Washington Luiz, afirmou que a parceria entre as instituições “impulsiona a Universidade, a Faculdade, o HC, entregando conhecimento e formação de excelência”.
A diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias, salientou que é uma honra participar do momento de resgate da memória e da história FM. “Desejo vida longa à FM, que ela continue ocupando seu papel essencial para a sociedade, que é a formação de médicos com qualidade, que fazem a diferença na saúde goiana e brasileira”, analisou.
Parlamentares
O vereador por Goiânia Anselmo Pereira participou das comemorações e manifestou publicamente seu reconhecimento aos 65 anos da FM. Ele ressaltou que a unidade se dedica à “formação de profissionais, em um ambiente intelectual e dinâmico, buscando sempre a excelência no ensino, pesquisa e extensão, promovendo serviços de saúde, principalmente à comunidade, de acordo com seus princípios éticos, morais e sociais”.
O deputado estadual George Ferreira, egresso da FM UFG, afirmou “tudo que eu faço aprendi aqui e pode ser resumido em: faça medicina com amor”. Ele ainda se comprometeu a continuar aportando recursos de verbas parlamentares à FM UFG anualmente.
A deputada federal Flavia Morais saudou as ações comemorativas do aniversário de 65 anos da FM. “Quem não conhece sua história não está pronto para direcionar o futuro”. Ela afirmou ainda que tem muito orgulho da parceria estabelecida com a UFG.
Fonte: Reitoria Digital UFG
