
Prazo para inscrição no PS Cidade Ocidental foi prorrogado para 29/4
São oferecidas 240 vagas em seis cursos de graduação nas áreas de inovação e gestão pública
Texto: Versanna Carvalho
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto Verbena UFG, publicou nesta quinta-feira (24/4) o Edital Complementar 3/2025, alterando o cronograma do Processo Seletivo/Vestibular UFG Cidade Ocidental 2025-2. De acordo com o documento, o prazo para realizar a inscrição e emitir a guia de recolhimento da União (GRU) foi estendido até às 17 horas da próxima terça-feira (29/4). O endereço eletrônico para fazer a inscrição é https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2025/ps-ufg-cidade-ocidental/ no Portal do Candidato.
Também termina no dia 29 de abril o prazo para o candidato enviar pela internet (realizar upload) o laudo médico (Anexo III) para requerer tempo adicional e/ou correção diferenciada – pessoa com deficiência. O mesmo vale para quem precisa solicitar condições especiais para realização de prova. É ainda o prazo final para enviar (realizar upload) a documentação de renda como critério de desempate.
Com a publicação do edital complementar, o último dia para realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 130,00, passou a ser o dia 5 de maio de 2025.
A data de realização das provas objetiva e de redação está mantida e continuará sendo o dia 18 de maio de 2025, um domingo.
Seis cursos
Estão sendo oferecidas 240 vagas para os ingressantes nos seguintes cursos de graduação: Administração Pública; Engenharia de Software; além dos cursos de Ciências da Segurança; Gestão de Saúde Digital; Inteligência Artificial aplicada à Gestão Pública; e Engenharia da Segurança Cibernética; que pela primeira vez estão sendo oferecidos em uma universidade federal. Os aprovados começarão a ter aulas já no segundo semestre de 2025.
A realização das provas objetiva e de redação será nos períodos matutino e vespertino do dia 18 de maio de 2025 (domingo), em Cidade Ocidental, Goiânia e Brasília. O processo seletivo destina-se ao candidato que tenha concluído o ensino médio (ou equivalente) ou que estejam cursando e que concluirá a última série do ensino médio (ou equivalente), em tempo hábil para realização da matrícula, conforme prazo estabelecido no cronograma do edital. No processo seletivo haverá vagas para ampla concorrência e para cotas, conforme Lei de Cotas, aplicada a todos os demais processos seletivos da Instituição.
A seleção se dará por meio das provas de conhecimentos, as quais seguem a matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no que diz respeito a habilidades e competências. Vai ser aplicada uma prova objetiva e uma prova de redação, ambas de caráter classificatório. A prova objetiva constará de 96 questões, do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova objetiva abordará conhecimentos compatíveis com o nível de complexidade do ensino médio, e versará sobre as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (CH); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN); Matemática e suas Tecnologias (M), conforme as habilidades e competências apresentadas na Matriz de Referência, que está disponível no site do Instituto Verbena, juntamente com o edital.
A prova de redação será composta de um tema, que o candidato deverá desenvolver seguindo uma das propostas contidas na prova. Será apresentada uma coletânea de textos que servirá de base para a sua produção textual. A prova de redação visa avaliar a capacidade de articulação de conhecimentos do candidato por meio da produção textual, observando suas habilidades e competências na utilização da língua portuguesa.
Haverá isenção da taxa para o candidato que corresponder ao que está previsto na Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013. O Processo Seletivo UFG 2025 será liderado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e executado pelo Instituto Verbena/UFG (IV/UFG). A inscrição será homologada somente após o envio do arquivo retorno sobre o pagamento da taxa de inscrição, pela rede bancária, procedimentos que podem demorar até cinco dias úteis.
Processo seletivo próprio
O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, observa que este será um processo seletivo próprio da UFG, no qual não serão utilizadas as notas do Enem. Ele conta que a Universidade, por meio do Instituto Verbena, possui uma expertise de mais de 50 anos na elaboração de certames para selecionar os estudantes que vão ingressar na Instituição. “Mesmo durante todos esses anos de Sistema de Seleção Unificado (SiSU), a UFG continuou realizando processos seletivos próprios como os dos cursos que exigem Verificação de Habilidade e Conhecimentos Específicos (VHCE),do curso de Licenciatura do Campo e de Educação Intercultural Indígena, por exemplo.”
“Neste caso, a opção pelo processo seletivo próprio se deu pelo fato de serem cursos novos, alguns inéditos em universidades federais, que ainda não constam no SiSU”, explica o pró-reitor. “O que cria uma nova oportunidade para que os estudantes que terminaram o ensino médio possam ingressar no ensino superior de qualidade, ofertado por uma universidade pública federal”, complementa.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Notícias editais Inscrições abertas Câmpus Cidade Ocidental