O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 Plano Diretor_Samabaia.jpg

Plano Diretor segue sendo debatido na UFG

Em 17/04/25 14:01.

Equipe tem realizado rodas de conversa para entender as demandas da comunidade universitária

Texto: Caroline Pires e Eduardo Bandeira

 

Orientar o desenvolvimento e o ordenamento territorial da Universidade Federal de Goiás é um dos principais objetivos do Plano Diretor da UFG (2025-2035). Considerando que a UFG possui uma área total de 7 milhões de m2, esse desafio se torna ainda maior, especialmente quando se tem dimensão das especificidades e necessidades de cada unidade acadêmica ou estudante da Universidade. Assim, após fazer o levantamento prévio dos espaços da UFG, com a entrega do Volume 1 do plano, a equipe gestora do projeto está realizando uma série de reuniões para ouvir toda a comunidade universitária e realizar a segunda etapa do Plano Diretor, que é o Diagnóstico, e irá contemplar as diretrizes para o desenvolvimento físico, ambiental, social e econômico da instituição. Por isso, nesta semana, foram realizados encontros com os diretores de unidades acadêmicas do Campus Samambaia, dia 14/4, e com servidores do Campus Goiás, dia 16/4. Os encontros foram conduzidos pelos coordenadores do projeto de elaboração do plano, e especialistas da área de Urbanismo, Lívia Maria Moreira, Matheus Aguiar Muller e Anderson Ferreira da Silva.

Na segunda-feira, os gestores das unidades acadêmicas do Campus Samambaia puderam discutir propostas e levantar demandas sobre o uso e a ocupação dos espaços da universidade, em um processo que busca atualizar o primeiro e único Plano Diretor que a UFG já teve, lançado em 1984. “O Plano Diretor constitui um documento de pensamento estratégico sobre o futuro da universidade. A elaboração começa pelo conhecimento aprofundado dos espaços da instituição, realizado por meio de mapeamento e da coleta de dados”, explicou Lívia Moreira. Segundo ela, todo o trabalho é estruturado em seis eixos temáticos: uso urbano e patrimônio; meio ambiente; infraestrutura urbana; mobilidade e acessibilidade; direitos humanos e segurança; e interação social.

 

 Plano Diretor_Samabaia.jpg

Encontro realizado com os diretores de Unidades Acadêmicas

 

Para construir o primeiro volume do Plano Diretor, lançado no final de 2024, foram realizadas diversas análises, como o levantamento de pontos de sinalização, passarelas e estacionamentos dos espaços da UFG. “A coleta de informações contou com o apoio de drones, considerou a legislação vigente, e também teve um olhar atento para a qualidade da convivência universitária”, detalhou.
Durante o encontro, a equipe que compõe o projeto, destacou a importância da participação coletiva, que é apontada como essencial para que o Plano Diretor atenda às necessidades reais da comunidade acadêmica. “Até o momento, já foram ouvidos pró-reitores e secretários. Atualmente, o processo está na fase de debates com gestores, e, em seguida, incluirá especialistas das áreas de conhecimento, entidades estudantis e, por fim, toda a comunidade universitária, por meio da escuta acadêmica”, adiantou Lívia Moreira. Durante o processo de escuta, dos diretores e coordenadores administrativos que compareceram ao encontro na segunda-feira, a equipe também ouviu sugestões dadas por duas estudantes que compareceram à reunião e levantaram a necessidade de que o Plano Diretor contemplasse também alunos autistas. “Esse foi um ponto importante. As convidamos para continuar participando das discussões e participar de forma ativa quando chegar o momento de ouvir os estudantes da UFG”, ressaltou a arquiteta.
Já no encontro ocorrido dia 16/4 na Cidade de Goiás, contou com a presença massiva da comunidade universitária, que estavam bastante engajados na construção de um plano que contemplasse as necessidades do Campus Goiás. “A equipe de Goiás se propôs a formar uma comissão para atuar diretamente com a equipe do Plano, considerando as especificidades do Campus, o que é muito positivo para a continuidade do projeto”, finalizou.

 

 foto lidiane cortez 2.jpeg

Servidores do Campus Goiás compareceram em grande número para o momento de escuta

 

Próximos encontros para ouvir a Comunidade Universitária

No dia 24/4 será a vez dos gestores do Campus Colemar Natal e Silva serem ouvidos e expressarem suas necessidades e sugestões para a construção do Plano Diretor da UFG. Já no dia 28/4, a equiepe que está elaborando o Plano Diretor da UFG irá visitar o Campus Aparecida de Goiânia. Para o mês de maio estão previstos debates com especialistas da área e também estudantes das áreas de Engenharia, Geografia, Sociologia, Direito, e demais interessados em contribuir na construção coletiva. A partir de maio, também serão ouvidas entidades estudantis e a consulta será ampliada para os estudantes, por meio da Plataforma Dialoga, onde todos poderão fazer suas propostas.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.