
UFG e Fapeg lançam o Ceti Saúde
O Centro de Excelência em Inovação e Tecnologia para a Saúde espera inovar essa área de pesquisa no país
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
Em um momento histórico, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás lançaram ontem, 14/4, o Centro de Excelência em Inovação e Tecnologia para a Saúde, que receberá um aporte de 14,6 milhões de investimentos estatais para desenvolver pesquisas revolucionárias e com o objetivo maior de atender e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação do centro ficará a cargo da professora Cristiana Toscano, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e com uma equipe de docentes da UFG que possuem expertise na área. Confira o álbum de fotos do evento.
O presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, afirmou que o lançamento do Ceti Saúde, e de mais três editais, demonstra o compromisso do Estado de Goiás com a Saúde. “Mais do que investir, o que marcamos hoje é um projeto de futuro. O desenvolvimento de políticas públicas para esta área esta sendo feito com planejamento e complementarmente embasado na ciência”, destacou. Marcos Arriel lembrou que no último ano foram lançados 32 editais pela fundação, mas que, nesse mês, antes mesmo do fim de abril, já foi lançados 18 editais, “a Ciência, Tecnologia e Educação estão transformando o estado de Goiás. As parcerias permitem o desenvolvimento de uma política de fomento ainda mais inovadora” concluiu.
Lembrando que o HUB Goiás tem o emblema do desenvolvimento focado em ciência e tecnologia e que este é um momento extremamente importante para o desenvolvimento de pesquisas nessa área, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, abriu seu discurso. Em sua fala, ela enalteceu a felicidade que é para a Universidade ter a possibilidade de estabelecer os projetos em conjunto com o Estado de Goiás, Fundação de Amparo à Pesquisa (Funape) e Fapeg. “A visão estratégica da Fapeg no que diz respeito ao desenvolvimento é um enorme exemplo para o país. O Centro de Excelência em Inteligência Artificial já é um caso de sucesso e modelo para o resto do país”, afirmou. A reitora destacou ainda que o Ceti Saúde irá promover um ambiente de inovação para o Sistema Único de Saúde. “A UFG está muito orgulhosa de estar aqui nesse momento. Vamos seguir confiantes e nossa responsabilidade acaba de dobrar”, finalizou.
José Federico Lira Neto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmou que são as políticas públicas de ciência que fazem o país avançar. Segundo ele, esse momento marca três compromissos: com a ciência, a saúde e a história. “Precisamos investir e nos preparar para o futuro. Investir nesse sempre é o respeito com o futuro e também com aqueles que se dedicaram antes de nós”, destacou. Já o secretário geral de Govero, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado, destacou o compromisso que o governo tem tido com a criação dos Centros de Excelência em áreas estratégicas, como por exemplo, a inteligência artificial, energia, agricultura e, agora, na saúde. “Essa foi uma demanda do governador para que fossem desenvolvidas pesquisa na área de saúde. E os Centros de Excelência conseguem fazer a ponte entre a pesquisa e a sociedade, trazendo transformações práticas e rápidas”, frisou. O deputado Virmondes Cruvinel parabenizou a iniciativa inovadora de investir na saúde e falou de seu compromisso com a ciência e tecnologia.
Rasível Santos, secretário de Saúde do Estado de Goiás afirmou que “hoje nasce algo que vai ser transformador da Saúde. Precisamos discutir a integralidade do SUS e na pandemia isso foi extremamente desafiador. Essa discussão precisa ser feita permanentemente”, considerou. Ele destacou o desenvolvimento de pesquisas com a UFG e apresentou o desafio da redução da morte materna, por exemplo, e falou da sua expectativa e da imensa potencialidade de atuação que se inaugura hoje. “Para nós. Agregar valor é deixar as pessoas mais felizes”, finalizou.
Por fim, a professora Cristiana Toscano, do Instituto de Patologia Tropical de Saúde Pública da UFG, afirmou que a estruturação do Ceti Saúde é embasada na premissa de atender ao Sistema Único de Saúde. “Política Pública é uma arte prever investimentos e para isso nós precisamos de estudos visando entender onde os investimentos devem ser feitos”, afirmou. Segundo ela, a atuação conjunta espera antecipar ações de saúde para permitir respostas rápidas e uma modelagem de saúde, subsidiando o SUS. “Cada vez mais em um mundo de desinformação nós entendemos que a comunicação científica é fundamental, e esse é dos eixos estratégicos”, finalizou.
Ao final, Claúdio Leles, diretor Científico e de Inovação da Fapeg, que também é docente da UFG, apresentou mais três editais abertos para inscrições pela Fundação, oferecendo um aposte financeiro que ultrapassa os 21 milhões de reais.
Equipe de pesquisadores
O CETI-Saúde contará com uma equipe técnico-científica multidisciplinar, formada por professores e profissionais das instituições executoras e colaboradoras. Sua gestão está estruturada em cinco eixos:
Avaliação de Tecnologias de Saúde – Coordenação: Profª Cristiana Toscano (IPTSP/UFG)
Laboratório de Pesquisas – Coordenação: Profª Ana Paula Junqueira-Kipnis (IPTSP/UFG)
Formação de Recursos Humanos – Coordenação: Profª Sheila Araújo Teles (FEN/UFG)
Modelagem – Coordenação: Prof. José Alexandre Felizola Diniz Filho (ICB/UFG)
Ensaios Clínicos – Coordenação: Prof. Marcelo Fouad Rabahi (FM/UFG)
Um Conselho Científico Consultivo externo, formado por especialistas de destaque nacional e internacional, também integrará o projeto, contribuindo com diretrizes estratégicas para a atuação do centro. A coordenadora do Ceti Saúde, Prof. Cristiana Toscano, explica que o comitê científico já foi estruturado, sendo composto por especialistas reconhecidos na área da saúde, assegurando diversidade geográfica e de áreas de atuação. Integram o grupo os seguintes profissionais: Sérgio Vêncio (secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO), Luiz Vicente Rizzo (diretor superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein), Denizar Vianna Araújo (professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), Suzi Alves Camey (professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Celina Maria Turchi (professora titular aposentada da UFG e pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE). O grupo irá colaborar ainda no acompanhamento da implementação das ações e avaliação dos resultados alcançados pelo Centro.
Autoridades do Governo do Estado de Goiás e da UFG assinaram o convênio de criação do Ceti Saúde
Equipe de pesquisadores da UFG que irá coordenar os trabalhos do Centro de Excelência
“A visão estratégica da Fapeg no que diz respeito ao desenvolvimento é um enorme exemplo para o país", destacou a Reitora da UFG
Rasível Santos, secretário de Saúde, Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, e Marcos Arriel, presidente da Fapeg
Source: Secom/UFG