O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Convenção SETI

Convenção da SeTI destaca avanços e desafios da área na UFG

在 03/04/25 16:26 上。

Cercomp, Cidarq e DTel apresentaram resultados e o planejamento para 2025

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Com o tema "Gestão Integrada de TIC: resultados, desafios e expectativas", a Secretaria de Tecnologia da Informação (SeTI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou nesta quinta-feira (3/4) sua tradicional convenção anual. O evento, promovido desde 2018, apresentou avanços, metas e reflexões sobre o uso estratégico da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na instituição.

Estiveram no evento servidores e colaboradores dos órgãos vinculados à SeTI: Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) e Diretoria de Telecomunicações (DTel).

Acesse aqui as fotos do evento.

Na abertura da convenção, o secretário da SeTI, Leandro Luís Galdino de Oliveira, explicou que o tema deste ano ressalta a importância do trabalho coletivo. "É muito importante que seja feito esse trabalho em equipe, da forma como vem acontecendo. Esse sentido de união, companheirismo e cooperação é que nos faz desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível, cumprindo com as expectativas da comunidade acadêmica", afirmou.

O secretário lembrou que a Universidade funciona como uma verdadeira cidade, por onde passam cerca de 50 mil pessoas diariamente, desenvolvendo diversas atividades, o que demanda sistemas de informação e comunicação robustos e eficientes.

Convenção SETI
Secretário da SeTI, Leandro Oliveira, na abertura do evento

 

A parte da manhã foi reservada ao Painel de Realizações, com o panorama dos trabalhos desenvolvidos em 2024. O assessor de governança de TI, Hugo Marciano de Melo, iniciou com a apresentação do Relatório de Autodiagnóstico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). O relatório apontou que, embora a UFG tenha mantido níveis otimizados em áreas como Sistemas e Serviços Públicos Digitais e Governança de Dados, há necessidade de fortalecer o planejamento, a segurança da informação e a experiência do usuário, com foco contínuo na transformação digital.

Na sequência, o gerente adjunto da Equipe de Sistemas do Cercomp, Bruno Nunes Machado, falou sobre o novo Sistema Acadêmico Integrado (Sagui) da UFG, que começou a ser desenvolvido em 2023. Segundo ele, a proposta representa uma mudança de paradigma na gestão acadêmica, com o desenvolvimento de uma arquitetura baseada em microsserviços e portais específicos para cada perfil de usuário.

O projeto tem quatro eixos: Ensino, Projetos Acadêmicos, Apoio à Gestão Acadêmica e Apoio ao Estudante. Também é desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis. A entrega da primeira etapa está prevista para setembro de 2025.

Convenção SETI
Bruno Machado apresentou o desenvolvimento do novo sistema acadêmico

 

Gestão documental

No campo da gestão documental, o diretor do Cidarq, Paulo Eduardo Neto, apresentou as melhorias no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que passou para a versão 4.0. Ele também abordou a implementação do módulo de Pesquisa Pública, que permite a pesquisa de processos e documentos classificados como públicos em ambiente próprio.

Outros destaques foram a implementação do processo de orientação técnica arquivística nas unidades e órgãos da UFG, a informatização do protocolo e a execução do Acordo de Cooperação Técnica com a Justiça Federal para ocupação da Casa de Memória, no centro de Goiânia.

O diretor da DTel, Wantuir da Silva, apresentou os números do setor: foram cerca de 13 mil ligações atendidas por mês, além da entrega de cerca de 200 crachás por dia em períodos de pico, totalizando mais de 30 mil crachás ativos. Também foi estruturado um novo almoxarifado e houve reforço no controle de acesso e videomonitoramento, com registro de até 20 mil acessos diários.

Outro assunto abordado no evento foi a ampliação da capacidade de processamento da UFG. O gerente da Equipe de Infraestrutura do Cercomp, Jean Teixeira Lima, explicou que o uso da rede aumentou expressivamente desde a pandemia de covid-19. Em 2023, um diagnóstico técnico apontou "falhas iminentes" e a necessidade urgente de atualização dos equipamentos – os switch cores.

A aquisição se deu no fim de 2023, os equipamentos foram entregues em março de 2024 e a substituição ocorreu em agosto daquele ano. O resultado foi o aumento da capacidade de processamento e da conexão entre os Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva.

Por fim, o diretor do Cercomp, Igor Vieira, informou que, em 2024, a equipe mapeou 95 processos internos, com destaque para a criação de uma equipe de resposta a incidentes cibernéticos e a redistribuição de 254 computadores usados, resultando em uma economia estimada de mais de R$ 1 milhão para a universidade. A infraestrutura também gerencia atualmente 228 máquinas virtuais e participou de 53 processos de contratação de TIC só em 2024. Ele destacou o envolvimento da equipe em diversas outras entregas do órgão.

A parte da tarde foi reservada ao Painel Planejamento Estratégico 2025. O evento terminou com uma mesa-redonda e a discussão das perguntas feitas pelos participantes.

Convenção SETI
O diretor do Cercomp, Igor Vieira, destacou o volume de entregas do órgão

资源: Secom UFG

类别: Notícias SeTI

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.