
UFG reinaugura Livraria no Pátio das Humanidades
Ação faz parte do Programa Vida no Câmpus, destinado a criar espaços de convivência
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Carlos Siqueira
A Livraria da UFG localizada no Pátio das Humanidades, no Câmpus Samambaia, foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira (2/4) como parte da segunda etapa da revitalização do espaço que fica entre as Faculdades de História e de Informação e Comunicação e o Instituto de Física. O evento contou com a presença de gestores da UFG e da comunidade acadêmica. Confira a galeria de fotos do evento.
Vinculada à Editora da UFG, a Livraria comercializa obras da própria editora da Universidade e de outras editoras comerciais e universitárias. O diretor da Editora, Wilson Flores, destacou que o objetivo é fazer do local um espaço de convivência e cultura. “Esse é o início de atividades que vão ser desenvolvidas regularmente. A ideia básica da Livraria é essa: convivência na diversidade, promoção da cultura do livro, de diferentes modos de pensar, do debate e do dissenso”, disse Flores durante seu discurso na solenidade. Ele também informou que durante o primeiro mês da Livraria, os livros estão com desconto.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ressaltou a efervescência cultural que é característica do Pátio das Humanidades desde a época em que se graduou em Física na UFG: “Sempre foi um palco de muitas atividades artísticas e muitas atividades políticas. Criar esse ambiente diversificado e ativo é motivo de grande alegria, significado e resgate da história desse Pátio”.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, explicou que a reinauguração da Livraria é parte de um programa da UFG chamado “Vida no Câmpus”, destinado a criar espaços de convivência na Universidade. Ela também lembrou que a ação integra um novo momento da Editora da UFG, que tem novo conselho diretor e está anunciando a publicação de coleções ainda neste semestre, incluindo livros novos e reedições de obras. Segundo Angelita, a iniciativa faz parte de uma “ação editorial da UFG articulada às unidades acadêmicas, à biblioteca e à pós-graduação, para ter uma editora que reflita de fato a cultura goiana, a cultura brasileira e o nível intelectual da nossa produção de conhecimento, com políticas consistentes para atender expectativas e demandas da comunidade”.
O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG, Igor Collaço, lembrou a participação estudantil na luta pela revitalização do Pátio das Humanidades, que incluiu a ação organizada de vários Centros Acadêmicos. “Esse é um primeiro passo. Fortalecer espaços importantes é um dever dos estudantes. Nós temos uma Universidade maravilhosa, que nos dá muitas oportunidades de crescer, e precisamos nos entender como parte dessa comunidade”, disse o estudante.
Durante o evento, a pró-reitora da Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, anunciou a publicação de um edital da Proec para seleção de nove propostas de apresentações artísticas a serem realizadas nos Câmpus da Universidade no primeiro semestre de 2025. As inscrições estarão abertas entre os dias 7 e 14/1 e o edital está disponível no site proec.ufg.br.
A reabertura da Livraria contou com apresentação musical do professor do Instituto de Física Renato Pessoa e com uma oficina de confecção de marcadores de páginas com carimbos ministrada pelas servidoras da Faculdade de Artes Visuais (FAV) Adriana Mendonça e Rejane Ribeiro.
Source: Secom/UFG