
Divulgado edital de Bolsas de Extensão e Cultura
Inscrição dos planos de trabalho vão de 01 a 15 de abril, até às 16h
Texto: Piter Salvatore
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), publicou o edital que oferece a possibilidade de submissão de projetos para serem desenvolvidos no segundo semestre de 2025. Ao todo serão 100 bolsas ofertadas pelo Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (Probec), sendo 93 destinadas a projetos da UFG e sete para os programas institucionais da Proec. O valor será de R$700 reais, com duração de 12 meses. Cada unidade acadêmica, incluindo as especiais, terá direito a duas bolsas, destinadas ao plano que obtiver a maior pontuação. As atividades a serem realizadas pelos estudantes de graduação aprovados como bolsistas estão previstas para começar dia 1º de agosto até 31 de julho de 2026.
Desse número, 62 bolsas serão divididas entre as unidades acadêmicas comuns e as especiais. As demais, que correspondem a 31, serão distribuídas para o restante dos planos de trabalho inscritos no edital, a partir de uma pontuação geral, de forma decrescente.
De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, as ações dos extensionistas são uma das maneiras de a Academia interagir mais ativamente com a vida civil. “É a oportunidade mostrar para as pessoas, que não estão dentro do ambiente universitário e conosco, tudo o que nós desenvolvemos no ensino e na pesquisa”.
Este ano, segundo Luana, o programa Probec cresceu em relação ao número de bolsas. “Nossos estudantes precisam de inúmeros incentivos para participação em todas as atividades da universidades”, afirma. Sendo assim, os recursos orçamentários podem funcionar como um auxílio financeiro e uma maneira de atrair o interesse dos alunos engajados.
Seleção
Segundo o edital, o processo seletivo dos projetos acontecerá por três etapas: inscrição, fase de habilitação e avaliação.
Na inscrição, os proponentes deverão cadastrar os projetos no Sigaa, que passarão por análise e irão para segunda fase, onde a comissão gestora verificará os requisitos formais. A terceira etapa consiste em uma avaliação mais detalhada.
Serão dois avaliadores para cada projeto e a nota final dos planos será dada pela média aritmética. No entanto, para avaliar o mérito de cada um dos planos, a avaliação se concentrará em questões como metodologia, coerência, clareza, impacto social, relevância e os resultados esperados, que podem ser produtos, como livros, artigos, revistas, manuais, relatórios, entre outros.
Caso as unidades acadêmicas não consigam preencher todas as vagas, seja pela insuficiência/ausência de inscrições, ou mesmo se o plano de trabalho não atingir a nota mínima para aprovação, as bolsas remanescentes serão distribuídas através da pontuação geral. Ou seja, a classificação ocorrerá por meio das notas dos planos de trabalho inscritos, de forma decrescente.
A lista com os projetos aprovados será divulgada no dia 26 de junho. Na data seguinte, começarão as indicações dos bolsistas pelos coordenadores dos projetos (via SIGAA – Módulo Extensão), o cadastro do Plano de Trabalho aprovado, bem como o cadastro dos dados bancários dos bolsistas.
Êxitos
Para Luana Ribeiro, os discentes que participam dos projetos têm um desempenho melhor no mercado de trabalho, pois têm a capacidade de desenvolver habilidades variadas. “O estudante cria uma autonomia, uma responsabilidade que a extensão tem por base de formação. Por isso, hoje, ela compõe, inclusive, os currículos formalmente”.
A pró-reitora reforça ainda que todos os projetos de extensão tenham como aspectos principais o impacto social e a interação dialógica, “de forma que a gente contribua com soluções de problemas que a sociedade esteja passando”, arremata.
Para saber mais, acesse o Edital Proec n°1/2025
Em caso de dúvidas e solicitação de informações, contate o e-mail edital.proec@ufg.br
Fonte: Secom/UFG