
Semana do Planejamento 2025/1 é aberta na UFG
Prograd e PRPG encabeçaram discussões sobre a Ética no ensino-aprendizagem
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
Ciente de que um Ensino forte se constrói por meio de um trabalho coletivo e compartilhado entre as diversas áreas da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi realizada ontem, 24/2, a abertura da Semana do Planejamento. O objetivo é que o evento seja o ponto de partida para as atividades que serão realizadas ao longo da semana nas Unidades Acadêmicas, com vistas a receber os estudantes no início do semestre 2025/1, que se inicia dia 6 de março. O evento foi realizado pelas Pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação. Para esse semestre foi escolhido o tema A ética no processo de ensino-aprendizagem na UFG para ser discutido durante o encontro.
Ressaltando que o diálogo é fundamental para que o planejamento da UFG seja efetivo, o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, agradeceu as parcerias para que o evento fosse possível. “O planejamento estratégico é uma ação que envolve toda a universidade e dá o tom da atuação da UFG, nas suas mais diversas áreas. Trabalhando desta forma buscamos sempre responder os anseios de todos os que compõe a comunidade da Universidade”, afirmou o pró-reitor. Segundo ele, para o ano do 2025, a Prograd espera seguir desenvolvendo o diálogo e a comunicação entre todos da UFG. "Nesse momento de matrículas dos candidatos aprovados no SiSU, nosso trabalho é a busca pelo 100% de ocupação em todos os nossos cursos", ressaltou.
Como uma das grandes conquistas desse começo de ano, Israel Trindade informou que o “Sistema de Ingressantes, o Sirin, já está sendo utilizado e revolucionou o processo de cadastro e ingresso dos estudantes na Universidade. "Agora não é preciso lidar com digitalização de documentos”, anunciou. O Sirin foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), por meio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e do Centro de Gestão Acadêmica (CGA/Prograd). Além disso, ele lembrou que a expectativa é que neste primeiro semestre seja apreciada a reformulação do novo Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG). Já nos dias 6 e 7 de maio será realizado o Espaço das Profissões, um evento já conhecido da UFG que reúne milhares de estudantes da educação básica para apresentar os cursos de graduação da Universidade. “Já adiantamos que iremos entrar em contato com os coordenadores de curso da UFG para buscarmos fortalecer essa função tão fundamental e nos aproximar ainda mais de cada um desses professores”, anunciou.
Israel Elias Trindade aproveitou o momento para relembrar as conquistas de 2024 e os desafios deste ano para a Graduação na UFG
Lembrando que mestrados e doutorados passam pelo Ensino, que é algo inerente também na Pesquisa, o pró-reitor Felipe Terra Martins, elogiou a escolha do tema da abertura da Semana do Planejamento neste ano. “Sem dúvidas é fundamental discutir a integridade acadêmica, especialmente em uma semana que integra a graduação e a pós-graduação. Esses princípios devem ser enraizados logo no início para evitarmos problemas mais à frente”, destacou. Ele adiantou a perspectiva da criação da sede da Escola de Pós, que irá funcionar para gravação de vídeo aulas e podcasts, além de uma parte administrativa. “A parceria da gestão nos tem sido muito cara e fundamental nesse momento”, finalizou.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou sua fala comemorando que nesse ano foi possível casar o calendário acadêmico com o calendário civil, “tivemos muita responsabilidade nesse processo e esta é uma grande conquista”, afirmou. Ela ainda destacou a presença de dezenas de diretores de unidades acadêmicas no evento, o oque denota a importância desse momento. Ela reafirmou que o Ensino é a prioridade desta gestão, “felizmente essa área tem sido muito valorizada graças ao trabalho de cada um de vocês. Destacamos que valorizar o Ensino não implica em uma disputa com a pós-graduação, mas sim a compreensão da necessidade de que ao fortalecer a graduação, as demais áreas serão beneficiadas”, explicou. Angelita Lima defendeu a necessidade de ter as ferramentas corretas nas mãos para formar pessoas que irão “atuar e transformar a nossa sociedade, superando as desigualdades e todas as formas de opressão”, defendeu.
Nesse “ano de colheita”, a reitora frisou que quando assumiu a reitoria, a UFG possuía 100 cursos e hoje oferece 115 cursos de graduação. Sendo pioneira na criação de mais seis cursos, aprovados pelo Conselho Universitário na última sexta-feira, sendo graduações na área de tecnologia, que irão funcionar no Campus Cidade Ocidental. “Nesse processo nossa priorização ao Ensino também se reflete no Diagnóstico dos laboratório da graduação, que nos dão todo o embasamento para que possamos buscar os recursos necessários para seu bom funcionamento”, afirmou. Segundo ela, com esse documento em mãos foi possível estabelecer as demandas e custos específicos, e que a busca por recursos para atender essas necessidades seguirá sendo feito. A reitora lembrou ainda que a contemplação da UFG para o recebimento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Educação) foi uma enorme conquista, que permitirá a realização de três grandes obras (restaurante universitário do campus Aparecida de Goiânia, Centro de Aulas do campus Goiás, e Espaço Intercultural), que somam um total de 32 milhões, além de mais 60 milhões de reais destinados para a construção e compra de equipamentos para estruturação do campus Cidade Ocidental.
"Estamos em um momento de colheita do investimento feito no Ensino da UFG", ressaltou Angelita Pereira de Lima
A ética no processo de ensino-aprendizagem na UFG
Coube a professora Lilian Ribeiro de Rezende, proferir a palestra do evento, em nome do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) e fomentar o debate dentro da Universidade sobre a importância do estabelecimento e discussões constantes sobre Ética no processo de ensino-aprendizagem na UFG. Criada em 2018, o CIA é formado por um colegiado interdisciplinar, consultivo, deliberativo e educativo, buscando boas condutas para melhores vivências. Em sua fala, a presidente do CIA, explicou que ao começar a trabalhar com o tema passou a se dedicar ao tema da integridade acadêmica e reforçou que a área demanda, entre os valores necessários, muita coragem para enfrentar os desafios diários. Além disso, ela frisou a necessidade de se pensar quem são as pessoas que compõe a UFG. “Nossos discentes são na grande maioria geração X. Já na graduação a geração Y. E quando olhamos para os servidores o cenário se amplia. Como cada geração tem sua forma de aprender, devemos estar atentos a essas questões”, destacou.
Diante desse conflito geracional nos espaços, a primeira questão é evitar os embates e, ao mesmo tempo, pensar o papel do professor do século 21 e todos os tópicos éticos que estão embutidas nesse fazer.Ela convidou todos a acessarem a versão atualizada do Guia de Integridade Acadêmica, que traz informações atualizadas sobre temas como as chamadas “publicações predatórias”.
A professora ainda apresentou casos e exemplos de fraudes e atuações antiéticas e que demandam atenção e olhar sempre atento para evitar o impacto, não só na pessoa que comete a ação antiética, mas a reverberação nisso nas instituições. “No relatório da Ouvidoria da UFG a expressão que mais aparece é: Conduta Inadequada. Geralmente casos de plágio e auto plágio, que são as mais fáceis de serem provadas”, apresentou.
Lilian Rezende proferiu a palestra do evento é ressaltou a importância de uma formação ética dos estudantes desde a graduação
Docentes, diretores de Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso compareceram ao evento
Fonte: Secom