
Empossada a nova diretoria do Instituto de Física
Ardiley Avelar e Ricardo Santana assumem direção para mandato de 4 anos
Texto: Caroline Pires
Fotos: Evelyn Parreira
Com uma atmosfera de amizade e continuidade dos trabalhos desenvolvidos, tomou posse para a diretoria o Instituto de Física (IF/UFG) os professores Ardiley Avelar e Ricardo Santana, para os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente. A cerimônia foi realizada ontem, 17/2, no auditório da Unidade Acadêmica e contou com a presença de familiares, gestores da UFG e professores eméritos do IF. Os docente assumem um mandato de quatro anos e se comprometeram em continuar investindo esforços nas áreas de inovação e tecnologia, nas quais o IF tem se destacado na captação de recursos. Confira a galeria de fotos do evento.
O diretor que deixa o cargo, Lauro Maia, lembrou que quando assumiu o cargo, ainda durante da pandemia da COVID-19, teve que encarar uma realidade muito delicada e desafiadora. “A ciência, tecnologia e inovação são a saída para que possamos superar esse e outros desafios que ainda irão se apresentar”, afirmou. Ele agradeceu em especial a parceria do seu então vice diretor, Ardiley Avelar, “conheci um amigo e nos aproximamos muito desde 2009. Esta sem dúvida é uma amizade é um parceria que irá se prolongar. Obrigada pela proximidade e apoio”, agradeceu. Lauro Maia lembrou ainda que houve um aumento de 17% nas produções dos docentes nos últimos quatro anos, que também reverberou na contemplação em editais de fomento. “Só foi possível ter uma gestão produtiva porque os preocupamos em servir mais do que ser servido. Temos orgulho de ser integrante dessa história. Que tenhamos sempre uma UFG vida, valente e solidária”, afirmou.
Ardiley Avelar falou do seu profundo senso de responsabilidade em assumir esse cargo, “espero contribuir de maneira ainda mais significativa para que nosso instituto siga se fortalecendo. Que nossa universidade continue sendo grande”, defendeu. Ele ainda agradeceu a parceria e liderança do vice reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, com quem ele convive há 26 anos. “Agradeço também ao meu irmão, Lauro Maia, e quero expressar minha profunda gratidão com a sua competência e sua capacidade de trabalho incansável”, expressou. Já Ricardo Santana foi elogiado pelo diretor empossado, que agradeceu por aceitar esse desafio. Ardiley Avelar enalteceu o apoio incondicional de sua família, que colaboram para seu trabalho, “esse momento também é de vocês”, afirmou. O professor iniciou sua graduação na UFG em 1997 e em 2006 assumiu como professor efetivo, desde então, já atuou em diversos cargos de gestão no IF, “mais do que desafios, esses momentos me permitiram vislumbrar toda potencialidade que temos. Nossa missão é seguir estimulando a tecnologia e a inovação”, concluiu.
Emocionado, o vice reitor da UFG, que é docente do IF, discursou na cerimônia de posse e falou da responsabilidade de que é dirigir um instituto dessa pujança. “Com a física experimental consolidada e essa produção com tamanha relevância só foi possível por todos aqueles que ajudaram a construir essa realidade atual”, destacou. Segundo ele, presença de tantos gestores prestigiando a solenidade, além dos colegas, e as várias gerações presentes, denota o carinho e o compromisso. “Quando assumimos posições de gestão da Universidade, nossa função de servidor alcança o seu ápice. Desejo a vocês uma excelente gestão”, finalizou Jesiel Carvalho.
Coube a Nelson Cardoso Amaral, professor emérito do IF, a discursar em nome dos docentes do antigo Instituto de Matemática e Física (IMF). Ele lembrou que quando foi estudante, em 1973, o curso era ministrado ainda no piso térreo da Faculdade de Direito na Praça Universitária. O curso de Física foi criado em março de 1964, e nasceu quase como um símbolo de resistência a Ditadura Militar que se instalava.
Já o vice diretor empossado, Ricardo Costa de Santana, iniciou seu discurso agradecendo a confiança da comunidade acadêmica do IF. “Nosso instituto tem crescido e tem tomado a dianteira dentro e fora da UFG. "Nossa pós-graduação não por acaso tem nota 6, do máximo possível, que é o conceito 7”, afirmou. Filho de um servidor técnico-administrativo da UFG, Ricardo Santana ingressou na UFG em 1996, como discente do Instituto de Física e agradeceu o incentivo do atual vice reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, que o apoiou na carreira docente. “Nesses quase 23 anos como docente do IF pude ver o crescimento desta casa e esperamos dar continuidade ao excelente trabalho executado”, encerrou seu discurso.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou a alegria contagiante que está sempre presente nos corredores do Instituto de Física. Ela ainda agradeceu o cuidado e firmeza da gestão de Lauro Maia, que deixa o cargo, e a presença ativada dos professores eméritos do IF, que continuam sempre atuantes no Instituto. “A Física é um campo da ciência que se dedica muito a humanidade, debatendo as nossas condições de vida. Essa é uma casa com toda a capacidade de agregar pessoas e projetos”, considerou. Ela aconselhou a seguir acelerando o passo da pesquisa e da ciência, “precisamos aproveitar esse momento favorável politicamente e seguir fazendo e aproveitando todas as oportunidades para fazer o que precisamos fazer nesta Universidade”, finalizou.
Reitora da UFG assina o termo de posse do novo diretor do IF, Ardiley Avelar
O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, é docente do IF
Nelson Cardoso Amaral, professor emérito da UFG, compartilhou suas lembranças sobre o Instituto de Matemática e Física (IMF), unidade acadêmica que antecedeu a criação do IF
Ao final da cerimônia foi realizado o descerramento das placas da Galeria de Diretorias do IF