Grafico_Crescimento_Freepik

UFG mantém presença em rankings que avaliam as universidades em 2024

在 15/01/25 15:40 上。

Publicação científica e citações estão entre os pontos fortes da Instituição em classificações 

Texto: Eduardo Bandeira

Times Higher Education (THE), Shanghai Ranking (Ranking de Xangai) e o Center for World University Rankings (CWUR) estão entre as classificações internacionais que anualmente colocam a Universidade Federal de Goiás (UFG) entre as melhores do mundo e do Brasil. Em 2024, a UFG alcançou posições de relevância em diversas classificações globais, especialmente em áreas como Odontologia e Ecologia. No THE, a Universidade aparece entre as 18 melhores universidades do País. Já no Shanghai Ranking, referência na avaliação de cursos, a Universidade se destacou com a 12ª melhor posição no Brasil para Odontologia e a 4ª colocação nacional na área de Ecologia. Outro levantamento de impacto foi o Best Global Universities, no qual a UFG ficou na 22ª posição entre as melhores universidades brasileiras. No QS World University Rankings, um dos rankings de maior prestígio do mundo, a Instituição apareceu na 31ª posição entre as universidades brasileiras. Já no CWUR, alcançou a 26ª colocação nacional.

Em termos nacionais, o Ranking Universitário Folha (RUF) é uma das principais avaliações nacionais de universidades, sendo publicado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo. O levantamento classifica as instituições de ensino superior (IES) com base em cinco critérios: pesquisa, ensino, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. A pesquisa, que tem o maior peso na avaliação, considera a produção científica e o impacto acadêmico das universidades. Já a dimensão de ensino analisa a qualificação do corpo docente e as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O ranking também mede a empregabilidade dos egressos a partir da opinião de empregadores e avalia o envolvimento das instituições com inovação e colaborações internacionais.

De acordo com o Ranking Folha, a UFG está entre as 20 universidades mais importantes do Brasil, ocupando a 19ª posição. Para o diretor de Estudos Estratégicos da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (DEE/Secplan), Paulo Henrique Cirino, essa posição realça a qualidade da UFG, tendo em vista a quantidade de instituições de ensino superior no País. Quinze cursos da instituição foram classificados entre os 15 melhores do Brasil, e alguns foram considerados os melhores da região Centro-Oeste, o que reforça a liderança regional da UFG e o reconhecimento nacional. 

Depois de acompanhar o desempenho da Universidade nos últimos anos e no ano passado em particular, o titular da DEE afirma que publicação científica e citações foram alguns dos fatores responsáveis por colocar a UFG entre as IES mais bem avaliadas. Segundo Paulo Henrique, o principal fator por trás do sucesso da Instituição em diversos rankings, tanto nacionais quanto internacionais, é a união da comunidade acadêmica. “Esses dados mostram que a Universidade se destaca tanto internamente, no diálogo com a sociedade e no cumprimento das regulamentações do Ministério da Educação (MEC), quanto externamente, com reconhecimento internacional”, ressalta Paulo Henrique.

Outro indicador no qual a UFG tem se destacado nos últimos anos é o "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators" realizado pela Universidade Stanford em parceria com a editora científica Elsevier. De acordo com a pesquisa, 9 dos professores pesquisadores mais influentes do mundo, no ano letivo de 2023, e 5 dos pesquisadores mais citados ao longo da carreira em suas áreas atuam na UFG.

Autoavaliação 

No que diz respeito à avaliação da própria comunidade acadêmica em relação à UFG, eventos culturais e de extensão foram os mais elogiados por meio de uma pesquisa realizada por um processo interno de avaliação, que é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). Ela incorpora opiniões de professores, técnicos administrativos e estudantes para o planejamento e desenvolvimento da Universidade. Iniciativas realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), como o Congresso de Ensino e Pesquisa (Conpeex), também se destacaram entre os bem avaliados na pesquisa. Além disso, a segurança da instituição foi muito bem avaliada, assim como as políticas de inclusão voltadas para a diversidade, principalmente racial, que são de responsabilidade da Secretaria de Inclusão (SIN).

A qualidade do corpo docente foi altamente reconhecida, com os professores sendo avaliados positivamente pelos estudantes em praticamente todos os cursos. O sistema de bibliotecas também foi elogiado. Em relação às melhorias necessárias que foram apontadas, Paulo Henrique revela que a pesquisa trouxe questões como infraestrutura, especialmente banheiros e espaços de alimentação.

Apesar dos bons resultados, há pontos a serem melhorados no que diz respeito à infraestrutura e a espaços de convivência, conforme a pesquisa. Paulo Henrique destaca que o futuro da UFG é promissor. "Apesar dos desafios a Universidade tem se consolidado em termos de produção científica, inovação e empregabilidade. O reconhecimento nacional e internacional mostra que a Universidade está no caminho certo, e a tendência é que continue a se fortalecer, com a sua contribuição para o desenvolvimento regional e nacional”.







资源: Secom UFG

类别: Notícias SECPLAN