Estudantes_capinha.png

Conheça recurso oferecido para combater à evasão universitária

Em 15/01/25 14:48.

Liberação de requisito e correquisito deve ser feita até o dia 31/01, pelo SEI

Texto: Piter Salvatore

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece uma importante oportunidade para estudantes que reprovaram em alguma disciplina: a liberação de pré-requisito e/ou correquisito de componentes curriculares da matriz curricular. O prazo está aberto até o dia 31/1 e a solicitação deve ser feita via SEI. Em caso de dúvidas, os estudantes devem entrar em contato com a coordenação de seu curso.

O recurso, oferecido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), foi formalizado em 2019 pela Resolução n° 1661 do CEPEC, e permite isentar a necessidade de cursar uma disciplina que consta como requisito para ingressar em outra dentro do fluxo. Afinal, uma parcela dos alunos não consegue alcançar os resultados previstos, o que aumenta o tempo de conclusão do curso e prejudica o fluxo acadêmico.

Assim, caso um estudante deseje matricular-se em uma disciplina da sua grade, mas não concluiu uma identificada enquanto requisito para ela, precisará se encaixar em pelo menos uma das condições abaixo:

I - ter reprovado com nota final igual ou maior a 5,0 (cinco) no(s) pré-requisito(s) e/ou no correquisito(s) da disciplina pretendida, ou em componente equivalente, desde que essa equivalência esteja prevista no Plano Pedagógico de Curso (PPC);

II - OU, ter integralizado, no mínimo, 85% (oitenta e cinco por cento) do currículo.

Não é possível solicitar o recurso se:

Você nunca cursou o requisito, ou reprovou nele com nota menor que 5,0

OU, não tem 85% da carga horária integralizada.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade, a criação desse mecanismo buscava “contribuir para que o/a estudante pudesse ainda permanecer o mais próximo possível do fluxo curricular, haja vista que, embora o regime da UFG seja semestral, muitos componentes são ofertados uma vez ao ano”.

Vale lembrar que os alunos que obtêm essa liberação de requisitos não têm prioridade sobre as vagas. Com isso, a matrícula desses alunos é feita pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA), localizado no prédio da Reitoria. O ingresso do aluno que solicita a liberação é feito somente dentro das vagas restantes da turma, depois que todos os alunos regulares estiverem matriculados. Ou seja, o ingresso acontece depois de todos os períodos de matrícula e acréscimos, que podem demorar. Se não sobrarem vagas, o aluno não será matriculado, mesmo que o processo tenha sido deferido.

A medida vale tanto para o ensino presencial quanto à distância, e ocorre durante dois períodos ao ano, aproximadamente um mês antes do início das aulas.

Para abrir o processo, o aluno deve seguir as instruções:

Acessar o Portal UFGNet > Acadêmico -> Peticionamento Eletrônico SEI. Faça login no Sei e então inicie um novo processo na categoria "Goiânia: Graduação: Liberação de Pré-requisitos e Correquisitos”

Desafios da graduação

Atualmente, 55 cursos da UFG são de natureza integral, o que demanda tempo e dedicação por um tempo prolongado. Um estudo de Thais Barcellos, pesquisadora do IDados, utilizou como base números do Pnade Contínua, do IBGE, e identificou que o percentual de jovens entre 19 a 24 anos que estudam e trabalham subiu de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019, somando 2,6 milhões de estudantes.

Conciliar trabalho e estudo pode ser um desafio para diversos graduandos. Trindade acredita que o recurso, indiretamente, pode combater a evasão universitária. “A liberação de pré e/ou correquisito pode permitir o retorno do/a estudante ao fluxo curricular e isso contribui para que ele/a consiga concluir o curso no tempo previsto”. Dessa maneira, para consultar os pré requisitos e correquisitos de cada disciplina, verifique seu PPC:

Grade nova (destinada a estudantes que ingressaram a partir de 2022)

Grade antiga (destinada a estudantes que ingressaram antes de 2022) 

A grade curricular e o relatório de requisitos também pode ser acessada pelo Portal do Discente, seguindo o caminho:

Menu Ensino >> Consultar Componente Curricular >> Digitar o <código> ou <nome> do componente e clicar no botão 'Buscar'. Depois, clicar no ícone 'Visualizar Componente Curricular'.

O segundo período para solicitar a liberação está programado para ser realizado de 4 a 18 de julho.

 

Categorias: Notícias Noticias