UFG encerra semana de comemorações do 64º aniversário com um baile
Confira o álbum de fotos da celebração de mais um ano de existência da Universidade
Texto: Jayme Leno
Fotos: Carlos Siqueira, Evelyn Parreira e Júlia Barros
Em um ano repleto de lutas e conquistas, a Universidade Federal de Goiás (UFG) celebrou neste sábado (14/12), seu 64º aniversário. A data foi celebrada com o tradicional Baile da UFG, que reuniu cerca de mil participantes em uma noite que combinou sofisticação, inclusão e momentos de emoção, encerrando as comemorações do aniversário da Universidade. Confira o álbum de fotos.
Durante a abertura, a reitora Angelita Pereira enfatizou os êxitos deste ano, como a inauguração da sede provisória do câmpus em Cidade Ocidental e os avanços na educação pública. Ela ressaltou que aquele momento era para celebrar as vitórias e reforçar o compromisso com a educação e o desenvolvimento social. “Esse baile foi preparado com muito carinho para vocês, para que possamos juntos celebrar todas as conquistas de 2024 e preparar a alma, o espírito e a nossa vontade para que 2025 seja ainda melhor,” afirmou.
O baile coincidiu com a data oficial do aniversário da UFG, o que foi comemorado pelos organizadores. A decoração trouxe elementos inspirados no Cerrado, com flores e esculturas elaboradas por estudantes do curso de Direção de Arte da Universidade. Além disso, a programação do evento incluiu músicos na recepção e um welcome drink especial, incrementando a experiência dos convidados.
A coordenadora da comissão organizadora, Kelle Nogueira, destacou o trabalho colaborativo de diversas unidades da UFG. “A organização desse baile é 100% feita pelas mãos da nossa comunidade. Cada detalhe é pensado com muito cuidado para tornar esse momento especial,” disse.
Kelle também mencionou os bastidores do planejamento do Baile da UFG, enfatizando a complexidade do processo. “Primeiro, formamos uma comissão nomeada pela reitora, envolvendo pessoas de áreas diferentes dentro da Universidade para garantir uma organização diversa e abrangente,” explicou.
Ela apontou que o principal desafio reside nos recursos financeiros, já que o evento depende exclusivamente de patrocinadores e da venda de ingressos. “Não há verba institucional destinada ao baile, então precisamos conciliar a incerteza sobre os fundos arrecadados com nossas atividades diárias de trabalho,” completou.
A festa foi viabilizada por meio dos parceiros Sicoob Unicentro BR, Unimed Goiânia, Banco do Brasil, Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundach), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE) e Lummi Assessoria e Eventos. A diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias, ressaltou a importância do baile como espaço de confraternização. “É um momento único de integração, que celebra a história e as realizações da UFG ao longo de seus 64 anos,” disse.
Cerrado
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora da programação da semana de aniversário, Luana Ribeiro, ressaltou o papel essencial de estudantes e bolsistas, especialmente do curso de Direção de Arte, na criação da decoração inspirada no Cerrado. Para ela, o baile representa um momento de confraternização e integração: “É o fechamento do ano, quando a comunidade universitária pode se encontrar e celebrar junto.”
Os convidados trouxeram diferentes perspectivas sobre o evento. Cristina Tavares, estudante de Engenharia Ambiental, participou pela primeira vez do Baile da UFG e compartilhou suas impressões. “Eu adorei a comida e a bebida. Estou experimentando coisas que nunca comi antes,” comentou. Ela destacou a importância de sua presença no evento, alcançada por meio do ingresso disponibilizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), do qual é membra.
Para discente, o baile é uma oportunidade significativa para integrar os estudantes com a comunidade universitária, mas ainda há desafios. “Falta mais presença de alunos. Temos indígenas, quilombolas e moradores da CEU [Casa de Estudantes Universitários] que conseguiram ingressos, mas ainda é pouco. Seria interessante ter um equilíbrio maior entre professores e estudantes,” sugeriu.
Adriana Régia, docente da Escola de Agronomia no setor de Engenharia de Alimentos, descreveu o baile da UFG deste ano como “sensacional”. Para ela, a decoração, delicada e brilhante, capturou perfeitamente o espírito dos 64 anos da Universidade. A docente destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica, afirmando que consagra as realizações da UFG ao longo do ano. “Estamos todos reunidos aqui para bater palmas e cantar parabéns para a nossa Instituição, celebrando suas conquistas,” afirmou com entusiasmo.
A festa contou com a banda Ciclone e, pela primeira vez, o encerramento foi feito por uma DJ, adicionando um toque moderno à celebração. O ápice da noite foi o momento em que todos cantaram “Parabéns” para a UFG, ao lado de um bolo comemorativo e uma chuva de balões.
Saiba mais
UFG encerra semana de comemorações do 64º aniversário com um baile
Sede provisória do Câmpus Cidade Ocidental é inaugurada
Conexão UFG aproxima Universidade dos servidores aposentados
Lançado o programa Internacionalização em Casa
Lançada primeira etapa do Plano Diretor da UFG 2025 - 2035
Salão Nobre da Faculdade de Direito é reinaugurado nos 64 anos da UFG
Série CEI Memória traz dez depoimentos de empreendedores
Instituto Confúcio celebra 5 anos de parceria com a UFG
Museu Antropológico lança Observatório dos Povos Indígenas de GO
Segunda temporada do UFG Memória Relatos é lançada no CCUFG
Comunidade acadêmica recebe Certificado Consuni 2024
UFG divulga a programação da semana de aniversário de 64 anos
Quelle: Secom UFG