
Aprovada criação de curso de Arquitetura e Urbanismo no Pronera
Parceria entre MDA e UFG prevê oferta de 30 vagas para nova graduação no Câmpus Goiás
Texto: Nathália Alves
Fotos: Luísa Medeiros
Durante reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni/UFG) realizada na sexta-feira (22/11), foi aprovada a criação de uma turma especial do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para o curso de Arquitetura e Urbanismo, com 30 vagas, no Câmpus Goiás. A oferta da graduação será feita por meio de uma parceria entre a UFG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e estará vinculada à Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (Uaecsa).
O Pronera foi criado pelo governo federal no ano de 1998 e apoia projetos de ensino voltados ao desenvolvimento das áreas de reforma agrária. A abertura da turma especial em questão vai contribuir para a consolidação do Câmpus Goiás como um polo Pronera, uma vez que outras turmas especiais de mesma natureza já são ofertadas lá.
Além disso, a ideia é que a criação consiga contribuir para o atendimento de uma demanda reprimida nos assentamentos, fazendo com que a Universidade se torne um espaço cada vez mais plural. No momento de votação e aprovação da pauta, a reitora Angelita Pereira de Lima destacou que “a UFG é a primeira Universidade a criar uma turma do curso de Arquitetura e Urbanismo voltado para moradia no campo e isso nos deixa orgulhosos”.
O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, afirmou que o ensino ministrado a essa turma será diferente, uma vez que as vivências dos alunos que a integrarem também serão. Ele destacou ainda que diante dessa e de outras iniciativas a UFG passa a se consolidar como uma instituição de ensino que cada vez mais atende a múltiplas realidades.

Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias Câmpus Goiás ufg