Professores da Universidade Agrícola da China visitam UFG
Vinda ao Brasil é desdobramento da recente ida de missão científica da Universidade à China
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Lara Fabian
Uma comitiva da Universidade Agrícola da China (CAU) - formada pelos professores da Escola de Engenharia Song Zhenghe, Yang Minli e Zhou Yuguang - esteve na Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi recebida pela reitora Angelita Pereira de Lima. A visita, ocorrida na sexta-feira (22/11), é um dos desdobramentos da missão científica da UFG na China realizada em outubro, quando a equipe da Universidade foi à instituição chinesa.
Os gestores falaram sobre possibilidades de parcerias de ensino e de pesquisa e também sobre um acordo em tratativa entre os governos brasileiro e chinês, por meio dos respectivos ministérios da Agricultura, incluindo universidades, entre elas a UFG. Nessa cooperação, o objetivo será desenvolver conhecimento e tecnologia na área de mecanização agrária, especialmente na adaptação das máquinas agrícolas chinesas para o Brasil, a chamada tropicalização.
A reitora da UFG afirmou que é um prazer receber a comitiva da CAU. “Nossa visita à CAU nos causou ótima impressão. Voltamos extremamente motivados para estabelecer as parcerias e com muita energia para desenvolver essa relação”. A secretária de Relações Internacionais (SRI/UFG), Rejane Ribeiro Rotta, afirma esperar o tempo do grupo seja produtivo. "Estamos ansiosos para construir uma forte colaboração”.
A programação da comitiva chinesa inclui visitas ao Parque Tecnológico Samambaia e às Escolas de Agronomia (EA) e de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC). Também participaram a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI), Fabíola Fiacadori; o diretor da EMC, Lourenço Matias; o ex-reitor da UFG Edward Madureira; o diretor do Instituto Confúcio da UFG, Francisco Quaresma; a vice-diretora do Instituto de Química (IQ), Danielle Cangussu; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Goiás (MDA), José Valdir Misnerovicz; e os professores Arthur Lopes (EA) e Sigeo Kitatani Júnior (EMC).
Fonte: Reitoria Digital UFG