Sala de Vacinas FEN 3 anos

Sala de Vacinas celebra três anos de atuação na Universidade

Em 07/11/24 13:40.

Espaço de imunização da Faculdade de Enfermagem (FEN) se consolida dentro da UFG

Texto: Carolina Melo

Foto: Júlia Barros

Em três anos de existência, a Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) já coleciona histórias de apoio à prevenção à saúde no Estado e no país: iniciou suas atividades participando da linha de frente de combate ao covid-19 durante a pandemia, vinculou-se ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal atendendo inicialmente um público maior de 12 anos, reduziu a faixa etária, e, este ano, consolida-se como o primeiro espaço de imunização dentro de uma universidade pública brasileira. A comemoração foi marcada pela organização do I Seminário de Imunização, que teve como tema “Integração Universidade-Serviço: avanços na cobertura vacinal e fortalecimento da atenção primária” e ocorreu terça-feira (05/11).

Sala de Vacinas FEN 3 anos
Evento reuniu comunidade acadêmica

 

Participaram da mesa de abertura a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Luana Ribeiro, também representando a reitora Angelita Pereira Lima, a diretora em exercício da Faculdade de Enfermagem (FEN), professora Natália Del’Angelo Aredes, a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marília Belmira de Castro Rêgo, a diretora do Instituto Verbena, fundadora e uma das idealizadoras da Sala de Vacinas da FEN, professora Claci Fátima Weirich Rosso, e a coordenadora da Sala de Vacinas, professora Juliana de Oliveira Roque e Lima.

A professora da FEN, Juliana Lima, destacou a riqueza do encontro proporcionado pelo evento, que, segundo ela, possibilita as conversas e as trocas de experiências em relação à imunização. Na sequência, a diretora do Instituto Verbena, Claci Rosso, afirmou sobre a emoção de estar presente nas comemorações. “Passa um pequeno filme na cabeça que resgata como a Sala de Vacina se concretizou no espaço da política de saúde pública brasileira, referência mundial”, disse uma das idealizadoras do espaço de saúde na UFG. “Na defesa do PNI nacional, tínhamos total compreensão de seu impacto. E percebemos como se trata de um espaço pedagógico que enriquece a experiência do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade”, afirmou. Claci Rosso ainda relembrou o contexto de criação da sala de vacinas, a assinatura do Termo de Cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o desafio assumido “de não errar”. “A Sala de Vacinas da FEN faz três anos hoje, mas terá muitos outros pela frente”, comemorou. 

Sala de Vacinas FEN 3 anos
Professora Classi Rosso foi uma das idealizadoras da Sala de Vacinas da UFG

 

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marília Rêgo, chamou a atenção para a mesa de abertura do evento, formada por mulheres enfermeiras. “Estou imensamente feliz, por ser enfermeira, por estar num evento que pode ser considerado cem por cento realizado por enfermeiras, e por trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse. A diretora falou um pouco sobre a hierarquia do programa de imunização do Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), e que encontra no município a função “importante e desafiadora de executar o que é planejado”. “Gostaria de dimensionar a importância da celebração dos três anos da Sala de Vacinas da FEN. Vocês fazem um trabalho de excelência e seguem à risca os protocolos”.

A diretora em exercício da FEN/UFG, Natália Aredes, lembrou o pioneirismo do espaço de imunização da UFG. “Somos a única universidade pública que disponibiliza esse espaço, portanto, temos uma grande responsabilidade. Não deixo de prestigiar as pessoas que fazem o trabalho diário da Sala de Vacinas. Sabemos que não é fácil, temos muitos projetos que só têm frutos devido ao trabalho dedicado”, afirmou.

Sala de Vacinas FEN 3 anos
Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Luana Ribeiro: "as sementes foram plantadas"

 

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, também fez o resgate do contexto histórico e social de criação da Sala de Vacinas, realizada em diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. “Hoje ver a sala consolidada, com uma equipe própria, atesta o envolvimento de todas as pessoas que participaram dessa história. As sementes foram plantadas. Estamos falando da primeira sala de imunização de uma universidade pública. Somos um grande modelo. Aqui a gente tem a capacidade de ensinar e aprender. Estou muito feliz”. Também presente na celebração, a gerente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Joice Dornelles, destacou o valor da parceria com a universidade que possibilita “trazer o que é científico para a prática, para o cotidiano da vida das pessoas” e elogiou a qualidade do serviço prestado.

Evento

Após as falas comemorativas, o I Seminário de Imunização contou com duas palestras e uma mesa redonda ao longo do dia 5. A primeira, “Desafios e Avanços na Vigilância das Coberturas Vacinais em Goiás: Estratégias para Fortalecer a Atenção Primária”, foi ministrada pela superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Fluvia Amorim. A segunda foi realizada pela pesquisadora Melissa Palmieri, da Secretaria Municipal de São Paulo, que falou sobre “Estratégias exitosas do MSP para aumento das coberturas vacinais e ampliação de acesso aos Imunobiológicos Especiais”. A mesa redonda sobre “Cobertura Vacinal: desafios globais, realidade brasileira e equidade no acesso”, contou com a participação da professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG, Cristiana Toscana, da consultora temporária da Organização Pan-Americana da Saúde e pesquisadora, Carla Domingues, e da professora da FEN/UFG, Sheila Teles.

Sala de Vacinas FEN/UFG

A Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece uma ampla gama de serviços de imunização para a comunidade. A unidade participa das campanhas de vacinação nacional, disponibiliza vacinas de rotina, entre elas, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano), febre amarela, vacinação para profissionais de Saúde (difteria, tétano e coqueluche acelular e varicela). O espaço está aberto para atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.

Para mais detalhes sobre os serviços oferecidos e outras unidades de saúde com serviço de vacinação disponível, entrar em contato diretamente pelo telefone (62) 3209-6701 ou pelo e-mail saladevacinas.fen@ufg.br. A unidade também está ativa nas redes sociais pelo Instagram: @saladevacinas_fen_ufg.

Categorias: NOTÍCIA Notícias