Carolina Horta.png

Quem são os pesquisadores da UFG mais influentes do mundo?

Em 30/10/24 15:18.

Levantamento foi publicado pela editora Elsevier e elaborado em conjunto com a Universidade de Stanford

Texto: Caroline Pires

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) possui 9 professores entre os pesquisadores mais influentes do mundo, em 2023, e 5 pesquisadores foram elencados como os mais citados ao longo da carreira em suas áreas. A afirmação foi feita pelo levantamento anual realizado pela Universidade Stanford em parceria com a editora Elsevier e é reconhecido pela comunidade científica mundialmente. Acesse o resultado completo.

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Wilson Flores, considera que este resultado reflete a punjância do trabalho científico realizado na UFG. "A maior parte das pesquisas são desenvolvidas na Pós-graduação, alcançando índices entre 80 e 85%, e nós estamos seguindo esse panorama das demais universidades brasileiras. A pesquisa é uma prioridade na UFG", afirmou. Todos os professores citados são, ou foram, coordenadores de programas de pós-graduação, "nesse ponto nós vemos o quanto um prêmio dessa envergadura evidencia o que outros dados têm mostrado: a melhoria dos conceitos dos programas de pós-graduação da UFG nos últimos anos", concluiu. Wilson Flores reforçou ainda a importância das parcerias entre a graduação e das diversas ações de extensão, que culminam no impacto da pesquisa na pós-graduação, sendo reconhecida pela comunidade científica. 

Confira a lista de pesquisadores:

Mais citados

José Alexandre F. Diniz-Filho - Biologia - Ecologia

Edgardo M. Latrubesse -  Ciências Ambientais e da Terra - Geografia

Carlos Estrela -  Medicina Clínica -  Dentística

Luis Mauricio Bini - Biologia

Weimar S. Barroso -  Medicina Clínica - Sistema Cardiovascular & Hematologia

Wendell K.T. Coltro -  Química - Química Analítica

Carolina Horta Andrade -  Química Química Medicinal & Biomolecular

Bruno Junior Neves - Química - Química Medicinal & Biomolecular

Jadson Diogo Pereira Bezerra - Pesquisa em Biomedicina - Micologia e Parasitologia

Carreira

José Alexandre F. Diniz-Filho - Biologia - Ecologia

Edgardo M. Latrubesse -  Ciências Ambientais e da Terra - Geografia

Carlos Estrela -  Medicina Clínica -  Dentística

Luis Mauricio Bini - Biologia

Alejandro Ostermayer Luquetti - Medicina Clínica - Medicina Tropical

Como funciona o Ranking?

O levantamento é realizado anualmente pelo Centro de Inovação de Meta-Investigação (Metrics), da Universidade de Stanford, e foi divulgada no mês de setembro. Para chegar aos nomes destacados, são realizadas métricas para avaliar o impacto da ciência desenvolvida por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, listando assim os mais influentes do mundo. Os resultados oferecem uma visão do desempenho da atuação dos cientistas em 22 campos e 174 subcampos científicos, utilizando informações da plataforma Scopus, desconsiderando-se as auto-citações. Como resultado são publicadas duas listas, uma com o nome dos pesquisadores mais influentes no ano e outra com os pesquisadores mais influentes ao longo da carreira.

UFG é destaque também em publicações de Acesso Aberto

A UFG é a melhor universidade do centro-oeste em percentual de publicações de acesso aberto entre 2019 e 2023. A UFG foi convidada a receber o prêmio nessa categoria durante o 7º Seminário do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a premiação será entregue em Brasília, no dia 21 de novembro. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, explica que  "se estamos recebendo esse prêmio é porque estamos liderando um processo com no mínimo 4 mil citações, que é o parâmetro inicial, e são citações de alto impacto na fronteira do conhecimento". Segundo ela, um outro aspecto que deve ser considerado, é o fato da relevância de se tratar de uma valorização do acesso a dados abertos. "A UFG está na vanguarda, então são reconhecimento importante e vamos recebê-lo em nome de todos os pesquisadores e pesquisadoras da Universidade". A reitora ressaltou ainda o trabalho da Pró-reitoria de Pós-graduação que assessora e oferece o suporte para a produção científica da instituição. 

 

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias PRPG