Obmep entrega 374 medalhas a estudantes destaques da Matemática
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pela UFG desde 2005
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
O Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal estava em festa na sexta-feira (27/9). Olhares curiosos de estudantes do ensino fundamental do Estado de Goiás se uniam ao de pais e professores orgulhosos, durante a cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada dia 27/9. Ao todo, foram condecorados 374 estudantes medalhistas regionais, 108 medalhistas nacionais, além do reconhecimento do mérito de 15 escolas, 16 professores e uma secretaria de educação. Mais de 1200 pessoas participaram da cerimônia. Confira a Galeria de Fotos.
O coordenador da Obmep em Goiás, Durval Tonon, afirmou que, nesta edição, realizada em mais de 99% dos municípios brasileiros, a Olimpíada reuniu 17 milhões de estudantes, sendo mais de 300 mil só em Goiás. “Considerando o número de medalhas, vocês que estão aqui correspondem aos 0,006% melhores. E esse momento de conquista está apenas começando, para cada um de vocês”, incentivou. Nesta edição, o professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Ronaldo Garcia foi homenageado. O docente lembrou a história da Olimpíada, que começou a ser realizada em 2005 e desejou que seja realizado por mais centenas de anos.
Renato Cândido, coordenador do evento e coordenador de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), agradeceu a parceria e a realização coletiva da cerimônia. “Esse projeto só é grandioso e possível por conta da parceria que se viabiliza”. Já o diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG, João Medrado, destacou a qualidade do ensino desenvolvido na UFG, com seus milhares de alunos e o impacto de sua atuação. Adriana Régia de Souza Marques, pró-reitora adjunta da Proec, fez votos de que em breve os premiados regressem como estudantes da UFG.
Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, comparou os estudantes vencedores a diamantes sendo lapidados, “vocês são o projeto de uma nação. Não deixem esse estudo se perder e contagiem seus amigos. Não percam a consciência que vocês têm um dom e esse é um projeto coletivo”, incentivou. Falando de sua honra em presidir o evento, Israel Elias Trindade, pró-reitor de Graduação, lembrou que a Universidade é “a casa da ciência e também é de todos vocês”, finalizou.
O Colégio Arena, de Goiânia, participou do evento com 45 estudantes premiados. Virgílio Siqueira, coordenador de Olimpíadas da escola, conta que eles realizam aulas semanais visando capacitar os estudantes para participar dessa e outras olimpíadas. “A preparação começa ainda no segundo ano do ensino fundamental 1. Oferecemos mais de 200 aulas preparatórias e queremos que eles recebam a melhor preparação possível”, afirmou.
Já o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Castelo Branco, de Trindade, vieram com 6 alunos premiados, sendo 5 premiados na categoria estadual e 1 nacional. O major Edson Antônio, afirmou que “esse resultado é muito satisfatório, porque isso é resultado do trabalho da equipe e da coordenação pedagógica”.
Obmep
A Obmep é um projeto nacional que envolve escolas públicas e privadas de todo o Brasil, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 2005, a Obmep visa estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar jovens talentos para ingressarem em universidades, especialmente nas áreas científicas. Também valoriza os professores das escolas públicas, promove a colaboração entre escolas e instituições de pesquisa, e incentiva a inclusão social através do conhecimento, contribuindo significativamente para a melhoria da educação básica no País.
Fonte: Secom/UFG