Medalha de Mérito Oswaldo Cruz é entregue à professora da UFG
Docente do Ipstp, Cristiana Toscano recebeu a honraria no Palácio do Planalto
Texto: Marina Sousa
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A medalha de Mérito Oswaldo Cruz, destinada a profissionais de saúde, personalidades públicas e instituições que tenham desempenhado papel crucial na promoção da saúde no Brasil, foi entregue à professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp), da Universidade Federal de Goiás (UFG), e médica infectologista, Cristiana Toscano. Em cerimônia realizada na quarta-feira (11/9) no Palácio do Planalto, em Brasília, Toscano recebeu a honraria das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a saúde pública e imunização da população brasileira.
Esta é a primeira vez que uma docente da UFG é agraciada com essa honraria. A medalha é um reconhecimento significativo não apenas pela representação da professora, mas também pelo seu trabalho de destaque em várias áreas. Cristiana é reconhecida por suas pesquisas em imunização, prevenção e controle de epidemias e avaliação de tecnologias em saúde. Atuando em colaboração com inúmeras instituições acadêmicas brasileiras e internacionais, ela lidera projetos de avaliação de impacto de vacinas e modelagem para avaliação de tecnologias, além de integrar a rede do Instituto Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Iats) apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, a professora coordena cursos de especialização em economia da saúde para profissionais atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) e cursos de capacitação de recursos humanos em saúde pública e epidemiologia em outros países como Angola e São Tomé e Príncipe. Na área de apoio à gestão e políticas públicas de saúde, a professora atua como especialista convidada em diversos comitês de assessoramento técnico incluindo o Comitê de Assessoramento em Emergências de Saúde Pública e o Comitê de Assessoramento em Imunizações do Ministério da Saúde, além do Comitê Global de Experts em Imunização da Organização Mundial da Saúde (Sage), demonstrando seu empenho e impacto significativo na área de vacinas e saúde pública.
A cerimônia de entrega da medalha deste ano de 2024 destacou a promoção da vacinação. Ao todo, 22 pessoas e 10 instituições foram condecoradas, em um evento que contou com a presença de várias autoridades e figuras públicas de destaque, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, membros do Congresso Nacional, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Mônica Levi; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Fernando Pigatto; o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Mário Moreira, entre outros.
A reversão da queda nas coberturas vacinais foi o foco de praticamente todas as autoridades do governo em seus discursos durante a cerimônia. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou da importância do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a retomada do comitê técnico assessor de vacinação do ministério, bem como o empenho da pasta em promover a vacinação contra o HPV, na eliminação do sarampo do País, e no avanço rumo ao aumento de coberturas vacinais na população como um todo. “É uma honra para mim, para o presidente Lula e para o vice-presidente Alckmin estarmos aqui hoje. Esse trabalho não é realizado por nós sozinhos. Só é possível recuperar as coberturas vacinais do Brasil, que vinham caindo desde 2016, com o empenho de toda a sociedade. Esse é o resultado do trabalho de cada uma e cada um de vocês. Hoje, reconhecemos 22 pessoas e 10 instituições pelo seu contributo no enfrentamento de um dos maiores desafios do nosso tempo: a reversão da queda nas coberturas vacinais. Ainda há muito a ser feito, mas hoje damos um passo muito importante”, finaliza Nísia Trindade.
A professora Cristiana Toscano expressou que ter contribuído e participado desse processo lhe traz um profundo sentimento de orgulho e propósito. “As vacinas evitam a morte de 5 milhões de crianças a cada ano no mundo por doenças preveníveis por vacinação. O trabalho para reduzir essa carga de mortes evitáveis é enorme e envolve muitas pessoas, instituições e o apoio da sociedade e de governantes. Poder contribuir para essa conquista é muito gratificante. Essa medalha não é só minha, eu represento hoje muitas pessoas que estiveram juntas neste processo nos últimos 10 anos”, ressalta ela. Toscano destacou a importância de um esforço contínuo para privilegiar a ciência, combater a desinformação sobre vacinas, e fortalecer a comunicação e interação constante entre pesquisadores, gestores públicos e sociedade como um todo. “Nenhuma pessoa deve ficar desprotegida contra doenças para as quais já existem imunizantes seguros e eficazes disponíveis”.
Saiba mais
Professora da UFG é agraciada com Medalha de Mérito Oswaldo Cruz
Source: Iptsp UFG
Catégories: Notícias IPTSP Orgulho de ser UFG