Olimpiada_de_Fisica_Premiacao_2024_(04)

Estudantes de Goiás conquistam 93 medalhas em olimpíadas de Física

En 11/09/24 17:34 .

Participantes das redes pública e privada de ensino receberam medalhas da OBF e da OBFEP

Olimpiada_de_Fisica_Premiacao_2024_(04)
Solenidade de entrega de medalhas é oportunidade de apresentar a UFG aos estudantes

Texto: Eduardo Bandeira

Fotos: Carlos Siqueira

Foi realizada na sexta-Feira (6/9) a solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O ato aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião foram entregues a estudantes da educação básica, medalhas de bronze, prata e ouro das etapas estadual e nacional das olimpíadas. Clique aqui para ver o álbum de fotos da solenidade.

Na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), os alunos conquistaram 6 ouros, 5 pratas e 24 bronzes em nível nacional. Já na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), foram entregues mais 5 medalhas de prata e 1 de bronze, também em nível nacional.

Já em relação à premiação estadual, os estudantes foram contemplados com 20 medalhas de ouro e prata, além de 22 medalhas de bronze na OBF. Na OBFEP, foram conquistadas mais 10 medalhas de ouro, prata e bronze.

O coordenador do Programa de Apoio à Olimpíadas Científicas na UFG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Renato Cândido, esteve presente na homenagem. Para ele, a premiação é um momento de grande emoção e reconhecimento, principalmente porque a entrega de certificados não é realizada só para os estudantes, mas também para os professores que se destacaram na preparação dos jovens.

Renato reforça que o Programa de Apoio às Olimpíadas Científicas na UFG têm apresentado um crescimento significativo, passando de 4 mil participantes no primeiro ano para mais de 5 mil, atualmente. Além disso, menciona que a UFG tem utilizado os melhores espaços da Universidade, como o Centro de Eventos, para realizar cerimônias de grande porte e proporcionar uma recepção adequada aos participantes, fortalecendo a conexão entre a Instituição e as escolas públicas, bem como o apoio a jovens talentos.

Ele vê ainda que a maioria das escolas premiadas nesta edição das olimpíadas são de grande relevância, estando entre as melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Goiás e que o contato dos alunos com a Universidade durante o evento desperta neles o desejo de cursar uma graduação. "O que é muito positivo, pois fortalece a missão da Universidade de apoiar o ensino público", cometa.

Olimpiada_de_Fisica_Premiacao_2024
Medalhistas das Olimpíadas de Física são homenageados na UFG

O coordenador do Estado de Goiás da OBFEP e professor do Instituto de Física da UFG (IF-UFG), Giovanni Piacente, também esteve presente na celebração. Giovanni salienta que a UFG possui um forte histórico de participação nas olimpíadas de Física, resultado do compromisso do Instituto de Física com essas atividades. "Como um dos maiores institutos, com uma pós-graduação de conceito 6, a UFG tem capacidade para continuar coordenando essas iniciativas", afirma . Ele destaca também a tradição iniciada pelo professor Carlito Lariú, um dos pioneiros das Olimpíadas de Física no Brasil, responsável por articular a implementação da competição no País, garantindo recursos e condições para sua realização.

Giovanni reflete que o Instituto de Física da UFG sempre teve uma posição de liderança nas Olimpíadas de Física. Essa tradição fortalece a capacidade do instituto de manter as Olimpíadas ativas, incentivando o interesse dos alunos pela Física, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. Ele enfatiza também que a premiação atua como um catalisador poderoso, atraindo atenção e fazendo com que os participantes se sintam honrados e gratificados pelo reconhecimento, o que fortalece ainda mais o impacto positivo das Olimpíadas.

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias Proec IF Orgulho de ser UFG