Paulo_Scalize_09-2024 (2)

In 10/09/24 14:37 .

Paulo Scalize, da Eeca UFG, apresentou resultados do programa entre 2017 e 2023

Paulo_Scalize_09-2024 (2)
Evento da Funasa foi realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: arquivo pessoal / reprodução do YouTube

O professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG) Paulo Scalize foi um dos palestrantes do Simpósio Atuação Estratégica da Funasa - A Busca por Inovações Metodológicas para os Planos Municipais de Saneamento Básico, evento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realizado nos dias 2 e 3 de setembro de 2024, na Organização Pan-Americana da Saúde e vinculada à Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), em Brasília (DF).

Paulo Scalize foi um dos palestrantes do primeiro dia do evento, quando falou sobre "A parceria entre a Funasa e as instituições de ensino superior (IES) no apoio ao planejamento municipal em saneamento rural: o projeto Sanrural [Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás]". Segundo o docente, profissionais, pesquisadores e professores de outras instituições participam do evento discutindo o referido tema. Para assistir à palestra proferida por Paulo Scalize e transmitida pelo YouTube da Funasa, clique aqui.

O Sanrural foi realizado entre 2017 e 2023 a partir de uma parceria entre a UFG, a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Funasa com o objetivo de desenvolver pesquisa acerca das condições de saúde e segurança do saneamento em comunidades rurais e tradicionais do Estado de Goiás. "O trabalho foi feito de forma articulada entre gestores municipais, profissionais das secretarias municipais, líderes locais e membros das comunidades rurais e tradicionais". O projeto foi desenvolvido no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS), Ciências Ambientais (Ciamb) e Ensino na Saúde (PPGES), contando com a participação de docentes e discentes da UFG e de outras instituições.

De acordo com os dados apresentados, ao todo, 115 comunidades fizeram parte do projeto Sanrural com elaboração de Diagnóstico Técnico Participativo (DTP). Dessas comunidades, 44 são quilombolas, 9 ribeirinhas e 62 assentamentos. Esses grupamentos estão distribuídos em 43 municípios goianos. O evento de chamamento, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, em 2018, teve um público de 161 pessoas. Já a oficina 1, contabilizou 1.186 participantes, em 45 municípios. Na oficina 2, com atividade em campo 1, foram visitadas 2.550 famílias. Na atividade em campo 2, foram visitadas 669 famílias e coletadas 1.143 amostras de água e 880 amostras de material clínico. Para a oficina 3, foram realizadas atividades em 48 comunidades e contou com 390 participantes. Na oficina 4, foram visitados os 43 municípios. Durante a realização do projeto Sanrural foram rodados aproximadamente 300 mil quilômetros.

Paulo_Scalize_09-2024 (3)
Projeto Sanrural atendeu a 115 comunidades distribuídas em 43 municípios goianos

Dentre os resultados obtidos no DTP, foi constatado que grande parte dos grupos urbanos e rurais que participaram do projeto utiliza água para beber provenientes de redes de abastecimento. No entanto, 61,6% desta água nas áreas urbanas recebem tratamento para 3,1% das áreas rurais.

Ao final, foram realizadas reuniões com devolutivas aos 43 municípios e comunidades para a entrega de publicação impressa, explicações e esclarecimentos sobre os produtos Sanrural.

Produtos

Além de soluções e propostas para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e municípios por meio de políticas públicas, o Sanrural rendeu alguns produtos. Um deles foi o Curso de especialização em Saneamento e Saúde Ambiental (Cessa), semipresencial, com 341 concluintes e 73 trabalhos de conclusão de curso (TCC). A iniciativa abrangeu 59 municípios do Estado de Goiás e outros 49 municípios de 18 unidades federativas brasileiras. Também foram realizadas capacitações com os servidores públicos das regiões participantes.

Paulo Scalize conta que além das quase 400 publicações diretas no âmbito do Sanrural, foram produzidas orientações em iniciação científicas; trabalhos de conclusão de curso; dissertações; teses; artigos em evento científico; e artigos em revista. O docente destaca que as 14 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado concluídas. "Ainda há outras 6 dissertações e teses em andamento", comenta.

Fonte: Secom UFG

Categorie: Notícias EECA Orgulho de ser UFG