Adriana_Proec_03.jpg

En 25/07/24 16:28 .

Adriana Régia Marques de Souza foi eleita para compor a comissão

Texto: Caroline Pires

A pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Adriana Régia Marques de Souza, foi eleita para compor a Comissão de Avaliação do Programa Educação Tutorial, do Ministério da Educação. Ela assumiu vaga na Comissão após eleição entre os tutores do PET de todo o Brasil. Adriana irá representar a área das Ciências Agrárias para um mandato de dois anos.

A professora explica que a retomada da Comissão Nacional de Avaliação (CNA) e do Conselho Supeior após 12 anos é um marco na história do PET. "Irei encarar com muita responsabilidade essa oportunidade de contribuir com a gestão do programa, propondo e estabelecendo novas diretrizes", afirmou. No Brasil existem hoje 835 grupos PET, distribuídos em 80 municípios do Brasil, contribuindo com a formação dos discentes e fortalecendo a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.

Adriana_Proec_02.jpg

O Conselho Superior do PET é presidido pelo titular da Sesu, contando com a colaboração de diversos outros atores das secretarias finalísticas, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de estudantes e professores que elegeram seus representantes. Ademais, a competência do Conselho é contribuir com a Sesu na condução e no aperfeiçoamento do programa. Já a Comissão de Avaliação teve a lista dos representantes, titulares e suplentes (indicados pelos respectivos órgãos e entidades) publicada pelo MEC na Portaria Sesu/MEC nº 21/2024. Entre as atribuições da Comissão, está avaliar o planejamento e o relatório anual dos Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação (CLAAs) das instituições que abrigam grupos do PET, assim como o relatório consolidado das respectivas instituições.

Programa de Educação Tutorial

Estabelecido pela Lei nº 11.180/2005, o Programa de Educação Tutorial é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Administrativamente, o PET é constituído pelo Conselho Superior, pela Comissão de Avaliação e pelos CLAAs. Os estudantes de graduação participantes do PET recebem bolsa de iniciação científica.

Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o País. Eles envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas, em 80 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal, sendo que 96% desses grupos estão em universidades públicas. O PET contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visa à qualidade da formação universitária e é um exemplo prático da consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Por meio do Edital nº 04/2024, o MEC convocou as instituições públicas de educação superior a participarem do PET, após um hiato na criação de grupos. As inscrições para as entidades apresentarem propostas no âmbito do programa estão abertas até 15 de agosto. De acordo com o edital, entre as atribuições dos novos grupos, estão: contribuir para a política de diversidade na instituição de educação superior, mediante ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero; aprofundar a formação de jovens universitários, como pesquisadores e extensionistas, visando à sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular na universidade e em comunidades populares; desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

Adriana_Proec.jpg

Fuente: Secom, com informações do Ministério da Educação