22072024-_UFG4753.jpg

Hospital das Clínicas da UFG inaugura UTI Pediátrica

In 22/07/24 19:37 .

Recursos da Ebserh e emendas parlamentares permitiram compra de equipamentos e contratações

Texto: Caroline Pires

Fotos: Evelyn Parreira

 

Mostrando a potência da união entre Universidade, mobilização política e uma estatal com olhar para o humano, o Hospital das Clínicas da UFG-Ebserh, inaugurou hoje, 22/7, a sua UTI Pediátrica, que passa a disponibilizar dez leitos para crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos. A unidade ocupará o 5º andar do Edifício de Internações do hospital, e foi custeado com recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e 1,2 milhão de reais, frutos de emendas parlamentares. A equipe assistencial foi reforçada por meio de concurso público, e contará com 56 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. A cerimônia foi prestigiada por parlamentares, gestores externos, além da comunidade de trabalhadores do HC que comemorou a conquista da ocupação de mais este andar do hospital. Confira a Galeria de Fotos do evento.

 22072024-_UFG4276.jpg

 

Compartilhando da sua experiência como médico e gestor, Rasível Santos, Secretário Estadual de Saúde, lembrou que pelo cargo de ocupa se sente honrado em poder colaborar para a saúde da população goiana sobre um olhar diferente como médico. Ele destacou que a participação de profissionais de saúde na gestão em saúde é uma área que deve ser abraçada e permite o potencia de exercer sua vocação com impacto social para a população goiana. “Hoje nosso estado tem mais 19 municípios com unidade de terapia intensiva. E estamos atuando pra que cada um desses pacientes permaneça na macro região a qual pertencem os seus municípios”, frisou. Segundo ele, o Estado de Goiás quer seguir sendo parceiro da UFG nas mais diversas frentes, em especial, nas relacionadas a saúde.

Adiantando que nos próximos meses irá iniciar uma agenda mais próxima ainda com a UFG, Daniel Beltrame, vice presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), lembrou que a a parceria entre a empresa e o HC/UFG completou 10 anos e que é urgente seguir pensando melhorias e planejando as futuras ações. “A Ebserh é SUS e compõe o sistema, somos saúde, ensino e inovação nos 365 dias do ano. E estamos nesse momento pensando o posicionamento estratégico na região Centro Oeste”, defendeu. Segundo ele, todos devem trabalhar de maneira colaborativa para os investimentos na área e que os hospitais universitários deve ser objetos bisados para receber emenda parlamentares. “Somos a quarta estatal no número de pessoas e sabemos que não é fácil comandar um grupo desse tamanho. Temos um papel protagonista para desempenhar”, apontou o vice-presidente. 
“Estamos aqui selando compromissos estratégicos para a formação em saúde e para a população de Goiás”. Foi com essa afirmação que a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou o seu discurso, desafiando as autoridades a seguirem comprometidas com a meta de seguir ocupando os espaços ainda desocupados do prédio. A reitora defendeu que, a partir dessa conquista é possível continuar sonhando, expandido as ações e dando passos mais firmes e ritmados em direção a expandir o trabalho em saúde integral do Hospital das Clínicas da UFG. A reitora comemorou a retomada de investimentos que a educação superior pública no último ano tem recebido “Estamos muito felizes porque hoje já podemos tocar obras e fazer compromissos pelo bem da Universidade. Hoje temos projetos de Estado, e conseguimos avançar em diversas frentes”, comemorou. Angelita Pereira de Lima agradeceu também a parceria com a Ebserh e lembrou que quanto mais a qualidade do serviço prestado, melhor será a formação dos profissionais, “que irão atuar na fronteira da educação e da inovação no Estado de Goiás”. 

 22072024-_UFG4753.jpg

 

Gestão com delicadeza

Duas médicas egressas da turma 35 da Faculdade de Medicina da UFG, Fernanda Peixoto, Chefe da UTI Pediátrica e Lusmaia Costa, Chefe da Unidade da Criança e do Adolescente do HC/UFG-Ebserh, compartilham, além da sua dedicação e anos de estudos para exercerem as suas especialidades, o compromisso em proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor para os seus pacientes. Com a inauguração da UTI Pediátrica, elas esperam seguir com o trabalho e reforçam a importância de um trabalho coletivo e multidisciplinar. “Estamos dando mais um passo na medicina intensiva pediátrica em Goiás. Por ser uma especialidade recente, acredito que é importante enxergar e fomentar a concepção da UTI pediátrica como um espaço de saúde e de restauração da criança e do adolescente para o seu estado original”, defendeu Fernanda Peixoto. De acordo com ela, o espaço irá preencher a lacuna de atendimento do adolescente de 14 a 18 anos no estado de Goiás, que muitas das vezes tem dificuldade de ser recebido tanto em UTIs adulto quanto pediátrica. “Vamos seguir zelando pela ética e a moral. Sem deixar de abraçar a delicadeza que esse cuidado demanda”, finalizou a sua fala a médica.

Gratidão e responsabilidade. Foi com essas duas palavras que Lusmaia Maia, iniciou seu discurso, reforçando o papel da pediatria que já tem sido realizados no hospital há vários anos. “Temos uma UTI neonatal de excelência e formamos anualmente 14 residentes capacitados para atuar nessa área. Temos orgulho de ser um campo de prática em franca expansão. Abrindo estudos na área de cardiologia pediátrica e genética”, acrescentou. 

Apesar da melhora na oferta desse tipo de leito nos últimos anos, a demanda por esse serviço especializado ainda é uma necessidade no Estado de Goiás, de acordo com diretora do Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Goiás, Patrícia Palmeira, 80% das cidades do interior ainda não tem condições de atender suas crianças quando são necessários cuidados intensivos. Para vencer esse desafio, ela considera que "que hoje não tem como a parte técnica se desatrelar da parte política, quando se trata de saúde pública. Precisamos seguir sensibilizando o parlamento para atendimento não só das necessidades mas também das novas demandas”, afirmou. Segundo ela, as cinco macroregiões do estado tem necessidades diferentes e é preciso o atendimento específico para todas as áreas. “Essa oferta irá melhorar muito o atendimento da nossa população. Temos muito a comemorar com essa inauguração”, concluiu. 

 22072024-_UFG4635.jpg

 

Emendas parlamentares

A deputada Flávia Morais e o senador Vanderlan Cardoso destinaram recursos de emendas parlamentares colaborar com a estruturação da UTI Pediátrica.

Falando da sua alegria de ver o estabelecimento de condições dignas para pacientes e profissionais, a deputada federal Flávia Morais também agradeceu a parceria e o excelente serviço prestado pelo Hospital das Clínicas, ao longo dos seus mais de 60 anos de história. “Minha filha Bárbara foi residente neste hospital e foi ela que me sensibilizou inicialmente sobre a necessidade de investimentos para essa instituição, que eu sempre admirei”, contou. A deputada se comprometeu a manter o diálogo aberto com a UFG, visando colaborar ainda mais com projetos na área da saúde.

Formado na UFG em 1981, o deputado federal Zacarias Calil, contou que a Pediatria passou por muitas dificuldades em Goiás, e que por vários anos ele apresentou projetos para instalação de UTIs Pediátricas no estado a políticos, mas sem sucesso. “Infelizmente passei muito tempo vendo parlamentares ignorando o cuidado com crianças, pois elas não têm título de eleitor. Eu entrei na política para fazer com que Goiás seja referência no atendimento e hoje temos o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Por isso destinei mais de 60 milhões para a sua estruturação”, contou. Segundo ele, esse tipo de posicionamento não é uma gentileza, mas sim um dever político. “Pode nos cobrar para que em breve possamos ampliar ainda mais esse número inicial e 10 UTIs aqui no Hospital das Clínicas”, afirmou.

 UTI HC.png

Categorie: Notícias Noticias HC/UFG