_UFG3912.jpg

Estudantes indígenas e suas famílias recebem atendimento oftalmológico

Em 18/07/24 13:44.

280 indígenas foram atendidos pelo Cerof/UFG, como parte do Projeto Saúde Indígena UFG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros 

 

 _UFG4165.jpg

Pouco depois das 7h da manhã, de um sábado, 20/7, em meio a um vento frio, mas o sol brilhando em um céu claro, o pátio externo do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof/UFG) estava tomado de olhares curiosos e ansiosos, enquanto muitos aguardavam a sua primeira consulta oftalmológica. Ao longo da manhã, mais ônibus foram chegando aos poucos, trazendo quase 300 estudantes indígenas da Universidade Federal de Goiás, e suas famílias, para essa experiência marcante. Ao todo, 14 médicos, e dezenas de servidores do Cerof, estavam presentes para organizar o oferecer as melhores condições, tanto tecnológicas, quanto de acolhimento, para as pessoas que chegavam ao local, reforçando a força e o impacto de uma Universidade Pública pode oferecer para a sociedade. Esta foi a etapa oftalmológica do Projeto Saúde Indígena UFG, uma ação que é desenvolvida pela integração entre diversas pró-reitorias e unidades acadêmicas da UFG. Confira o álbum de fotos do evento.

 

 _UFG3947.jpg

Entre elas estava Elisa, uma menina de 7 anos, do Maranhão, que veio com seu pai e mãe, pela primeira vez a Goiânia, para conhecer um pouquinho mais da UFG. O pai, José Cohxyj Krikati, já tem uma longa história de amor com a Universidade, ele foi estudante do Curso de Educação Intercultural Indígena por seis anos, e agora cursa o mestrado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na UFG. "Nosso povo necessita de pessoas da área de antropologia e língua portuguesa, também de biologia e temos adquirindo esse conhecimento e fazendo cada vez mais a aproximação em benefício das nossas raízes", afirmou José, que trouxe diversos parentes do Maranhão para participarem da ação. 

_UFG3933.jpg

Depois de ter pegado uma das primeiras senhas de atendimento do dia, Ivan Javaé, de 33 anos, esperava pela sua primeira consulta oftalmológica. Ele está no primeiro período do curso de Educação Intercultural Indígena e destacou que "essa é uma oportunidade única para todos nós e eu fico muito feliz de estar aqui com meus irmãos nesse momento", afirmou. Após a realização dos exames, os pacientes serão encaminhados para atendimentos mais complexos, quando necessário, e continuarão contando com o apoio do Cerof para as suas demandas de saúde ocular. 

 

_UFG4035.jpg

Parcerias e agradecimentos 

Na abertura das atividades, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que a Universidade tem todas as condições de olhar com cuidado para os estudares indígenas e quilombolas. “Quero agradecer as equipes envolvidas e especialmente as parcerias que são fundamentais. Nosso objetivo é seguir trabalhando para que a atenção da saúde siga sendo realizada na nossa instituição”, destacou. A reitora garantiu a continuidade do projeto, que receberá os estudantes indígenas e suas famílias novamente no mês de janeiro. “Que vocês sejam cada vez mais bem cuidados para seguirem seus estudos!”, concluiu Angelita. 
Acolhendo os presente de maneira calorosa, a diretora do Cerof, Katiane Martins, convidou todos a aproveitarem cada momento da consulta e que levem para todos os seus familiares a importância do SUS e da Universidade Federal de Goiás, como transformadora social. “O Cerof é de todo nós e estamos muito felizes de receber vocês e suas famílias. Levem o saber q compartilhem sobre esse centro e a sua importância. Essa é parte da sua UFG”, afirmou. 
 _UFG4060.jpg
O fundador do Cerof, e professor da Faculdade de Medicina da UFG, Marcos Ávila, destacou que o centro já tem 25 anos de existência e está consolidado como referência entre os hospitais de olhos de universidades públicas do Brasil.
“Vocês são Universidade Federal de Goiás. O Cerof é de vocês. Se orgulhem do seu hospital”, comemorou. Segundo ele, o Cerof atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde, utilizando equipamentos de última tecnologia. “Décadas atrás nós íamos para as margens do Rio Xingu realizar exames. Hoje nos estamos trazendo vocês aqui. Isso é incrível”, ressaltou, compartilhando a história de sucesso do Centro. 
Já o Secretário Adjunto de Saúde do Estado de Goiás, Sérgio Vêncio, egresso da Universidade, reforçou que um evento dessa envergadura é possível graças a parcerias. "Queremos continuar de mãos dadas com o Cerof e a UFG", concluiu. 
 _UFG4067.jpg

Cerof/UFG

O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) foi fundado há mais de duas décadas e funciona exclusivamente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a sua existência tornou-se referência no Brasil, competindo com igualdade com os grandes centros nacionais e também, internacionais. 

Além de ser referência em atendimento aos usuários do SUS, o Cerof-UFG também traz produção de conhecimento para a área por meio do ensino, da pesquisa e da extensão em diversas áreas do conhecimento e também, da renomada formação da pós-graduação (residência, mestrado, doutorado, fellowship) em Oftalmologia e afins. 

 _UFG3988.jpg

 

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias