UFG investe em tecnologias para agricultura familiar
Em 08/07/24 13:11.
Centro trabalha para a capacitação de agricultores visando colaborar para o desenvolvimento do setor
Texto: Caroline Pires
A Universidade Federal de Goiás tem uma trajetória marcada por investimento e apoio para valorização, preservação e desenvolvimento sustentável do Cerrado Brasileiro. Esse trabalho não se dá de forma isolada e requer a participação e parceria com pessoas e instituições visando que seja garantido, tanto a valorização da produção rural, quanto a preservação dos recursos naturais. Neste sentido, funciona em Caldas Novas, o Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para a agricultura familiar.
A diretora do Centro, professora Abadia dos Reis Nascimento, explica que a UFG recebeu 2 milhões de reais de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para adequação da estrutura do local, visando a efetiva implementação do Centro. “A ideia é realizar pesquisas e validações de tecnologias no manejo de cobertura do solo, formação em técnicas e práticas de produção sustentável e gestão na agricultura familiar, atrelados à formação em técnicas e práticas de produção sustentável e gestão na área”, explicou a diretora.
Segundo ela, com as reformas e construções que serão feitas no local, será possível estabelecer um espaço estratégico, em regime de internato, para que os participantes possam participar de processos formativos de alta qualidade. “A formação se dará tanto por atividades teóricas quanto práticas, formando os produtores para a produção sustentável e gestão na Agricultura Familiar”, pontuou a professora, lembrando que já estão em andamento a limpeza de uma das áreas do espaço, assim como a licitação para a reforma de casas que servirão de apoio para os agricultores durante a imersão nas atividades.
Parceria com o MDA
Na última segunda-feira, 1/7, a UFG recebeu o ministro do desenvolvimento agrário e agricultura familiar, Paulo Teixeira, para o lançamento do Assistente PNAE, um aplicativo com o objetivo de ser uma ferramenta acessível e funcional para facilitar a comunicação entre produtores rurais e gestores públicos, proporcionando a oferta de alimentação de qualidade para estudantes de escola públicas, por meio da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Durante o evento, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, reforçou o compromisso da universidade com essa temática, destacando a importância de também fortalecer o sistema de cooperativas para a agricultura familiar. “Nesse momento com o MDA, surgiu a ideia de que a Agência de Inovação da UFG colabore para a criação de um Centro de Incubação de cooperativas para agriculturas familiares no Brasil, para capacitar os agricultores. Queremos colaborar ainda mais com esse tema. Estamos no lugar certo, com as pessoas certas e as ferramentas certas”, anunciou a reitora.
Imersão da equipe no Assentamento Serra - Pires do Rio
Fonte: Secom/UFG
Categorias: Notícias Câmpus Caldas Novas