
UFG e Cerof assinam convênio com o governo estadual de Goiás
Após parceria firmada entre a UFG e o governo de Goiás, a gestão da regulação do SUS na unidade será feita pela Secretaria Estadual de Saúde
Texto: Ana Paula Vieira, com informações da SES-GO
Fotos: Ana Paula Vieira e Iron Braz (SES-GO)
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, visitaram o Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof) na quinta-feira (13/6) e foram recebidos pelo presidente do Conselho Diretor do Centro, Marcos Ávila. Os gestores falaram à imprensa sobre a estadualização da regulação de vagas do Cerof, que será feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio de parceria firmada com a UFG.
Convênio assinado entre as partes prevê o repasse mensal do Governo de Goiás para o Cerof de R$ 2 milhões para custeio dos serviços. A parceria aumentará a abrangência da assistência ocular para os 246 municípios goianos, por meio do apoio às Atenções Primária e Especializada de Saúde e do encaminhamento dos pacientes pelo Complexo Regulador Estadual (CRE).
A transferência da gestão da unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para a SES foi pactuada em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartites (CIB) em maio deste ano e passará a valer a partir de 1 de julho de 2024. A meta é realizar mais de 5 mil consultas médicas e tratamentos especializados para catarata, retina, pterígio, glaucoma, córnea, oftalmopediatria, tumores oculares e outras. Para as cirurgias, a média estabelecida é de 800 por mês. Exames complementares diagnósticos também fazem parte do convênio.

Parceria
Marcos Ávila relembrou o histórico de 25 anos do Cerof e afirmou que o Centro adquiriu maturidade e consolidação para chegar a esse momento, que ele descreveu como um sonho realizado: “Agora vamos poder usar essa maturidade, aprendizado e consolidação para levar oftalmologia de qualidade para todos os 246 municípios do estado de Goiás”.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, explicou o impacto da medida para a redução das filas de espera por atendimento: “Com a parceria do Cerof e da UFG, poderemos fazer a gestão adequada da fila”.
Daniel Vilela falou sobre a parceria entre o governo estadual e a UFG: “Mais uma parceria de muitas outras que virão e que já existem. A gente entende que o Cerof pode ampliar muito mais ainda sua capacidade de atendimento. Fazer dessa parceria algo que vai superar as expectativas e resolver o problema das pessoas que tem essa necessidade. A gente precisa comemorar essa grande parceria”.
A reitora da UFG destacou que o Cerof é uma referência nacional e também comemorou a nova fase, afirmando que a partir do convênio a UFG incrementa as possibilidades de formação de pessoas e de promoção de atendimento de qualidade, ampliando o acesso à saúde ocular. “A UFG, mais uma vez, protagoniza ações que são referência para o Brasil. Agradecemos pela parceria e confiança que o governo tem sempre demonstrado em relação à UFG”, analisou a reitora.

Melhorias
O convênio também disponibilizará, a partir de agosto, dois consultórios numa unidade móvel climatizada e adaptada para atender estudantes do ensino fundamental de escolas públicas para a realização de exames oftalmológicos. Ao percorrer as escolas, poderão ser realizadas de 80 a 100 consultas por dia, cuidando e prevenindo agravos à saúde dos olhos.
A parceria também traz novidades na área de transplante de córneas. Atualmente, 1.615 pacientes aguardam por esse procedimento no estado, lista que teve um aumento considerável com a pandemia de covid-19 e o fechamento do Banco de Olhos do Cerof. A espera para receptores por um transplante de córnea em Goiás hoje é de aproximadamente dois anos e quatro meses. As captações de córneas são feitas apenas em Goiânia e municípios próximos, pelo Banco de Olhos da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Com a estadualização do Cerof, as captações vão poder ser feitas também em municípios do interior dotados de hospitais de grande porte, habilitados a notificar os óbitos de doadores de córneas.
Em 2023, Goiás realizou 621 transplantes de córneas, fechando o ano em sétimo lugar entre os estados que mais realizaram esse tipo de transplante (por milhão de habitantes). A média, conforme a Central Estadual de Transplantes, é de 37 doadores de tecidos oculares por mês. “Mas ainda é nossa maior fila por transplantes no estado, o que pretendemos mudar com a parceria com o Cerof”, afirma o secretário adjunto da SES, Sérgio Vencio.

O Cerof
Hospital de especialidade integrado à Política Nacional de Atenção Oftalmológica, o Cerof-UFG foi criado há 25 anos, em estrutura física própria e com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ligado à UFG, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com prestação de serviços em oftalmologia à população por meio de convênios e de recursos de emendas parlamentares que viabilizam a aquisição de insumos e equipamentos.
Com esses fomentos, o Cerof-UFG construiu um parque tecnológico moderno para diagnósticos complexos e cirurgias oftalmológicas, estabelecendo-se no nono lugar no ranking de serviços oftalmológicos de ensino no país. O convênio com o Governo de Goiás vai fortalecer também o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e extensão em execução.
Com tecnologia de ponta e equipamentos modernos e três salas operatórias, a unidade oferece atendimento para todas as regiões, em todas as subespecialidades da oftalmologia. Com a estadualização, a meta é ampliar o número de salas operatórias de três para cinco e também dobrar a quantidade de procedimentos realizados, que atualmente chega a 20 mil procedimentos por mês.

Saiba mais
UFG e Cerof assinam convênio com o governo estadual de Goiás
Fonte: Reitoria Digital