Boniek_junho_2024

Professor da UFG é reconhecido como Faces of Mass Spectrometry

Em 11/06/24 11:07.

Docente do IQ, Boniek Gontijo teve trajetória profissional destacada por publicação científica

O professor do Instituto de Química Boniek da Universidade Federal de Goiás (IQ UFG) Boniek Gontijo Vaz teve trajetória profissional destacada pelo Journal of the American Society for Mass Spectrometry (Jasms), da Sociedade Americana de Espectrometria de Massas (ASMS), como um dos Faces of Mass Spectrometry. Segundo o site da ASMS, o Faces of Mass Spectrometry é uma iniciativa da Diretoria de Diversidade da associação, por meio dos editores do Jasms, que relizaram uma série de entrevistas com 50 cientistas de diferentes países que revelam a diversidade dos membros da entidade, ressaltando suas atividades profissionais e atuação no campo da ciência, dentro da comunidade de espectrometria de massas.  

Boniek coordena o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem) da UFG e trabalha com pesquisas de petroleômica, geoquímica orgânica e imageamento químico. Foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, preside a Associação Latino-Americana de Geoquímica Orgânica e atua como editor associado da revista Química Nova, uma publicação da Sociedade Brasileira de Química. Na opinião de Boniek, "a inclusão da UFG nessa prestigiada seleção é um testemunho da qualidade e relevância de suas pesquisas, além de aumentar sua visibilidade e internacionalização". O professor, que coordena o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem) da UFG, foi reconhecido por suas contribuições ao campo. 

O professor do IQ UFG acredita que a sua nomeação "reflete a complexidade e a importância de seu trabalho, comparado ao de um detetive molecular que investiga compostos orgânicos para entender suas origens e transformações. Como professor na UFG, valorizo a oportunidade de inspirar seus alunos e de ver seu crescimento acadêmico e profissional. Este reconhecimento e destacado no maior congresso mundial da área, com participação de mais de 8 mil pessoas, é uma prova do impacto global das pesquisas realizadas na UFG, aumentando sua visibilidade internacional e destacando sua contribuição significativa para a comunidade científica".

 

Fonte: Secom UFG, com informações do IQ UFG

Categorias: Notícias IQ Orgulho de ser UFG