Maria_Ângela_Carrascalão_embaixadora_Timor-Leste

UFG recebe visita de embaixadora do Timor-Leste no País

En 21/05/24 12:44 .

Representante da nação asiática tem visitado universidades para ampliar a formação de cientistas

Maria_Ângela_Carrascalão_embaixadora_Timor-Leste
Embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão

Texto e fotos: Salvio Farias

A embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, esteve na Universidade Federal de Goiás (UFG) para reunião oficial, no dia 17/5. O grupo foi recepcionado no Gabinete da Reitoria pela titular da Secretaria Relações Internacionais (SRI), Rejane Faria Ribeiro-Rotta. A secretária conduziu a reunião, apresentou números da UFG e lembrou da importância de convênios e cooperações entre os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além do idioma tétum, o português é a língua oficial do país e voltou a ser ensinado nas escolas após mais de duas décadas de ocupação da Indonésia. Rejane falou de iniciativas que poderiam interessar aos visitantes, além de enumerar ações do governo federal para atrair estrangeiros interessados em estudar no Brasil, como o GCUB-Mob, o programa de mobilidade internacional do Grupo de Cooperação das Universidades Brasileiras, que já recebeu mais de 1,5 mil alunos nos últimos dois anos no Brasil. E ainda, ao Programa Idiomas sem Fronteiras, Rede da qual a UFG faz parte e pode ter um papel importante no ensino do Português como língua estrangeira.

A embaixadora disse que iniciativas de transmissão de saberes são muito importantes para um país jovem como o Timor-Leste, com estrutura em desenvolvimento. “Hoje existem 139 estudantes-visitantes de nosso país no Brasil e queremos ampliar essa rede, por isso vamos visitar as universidades que têm recebido nossos estudantes e começamos pela UFG”, afirmou ela. A principal ênfase para a busca de parcerias é na formação de recursos humanos, em particular para o ensino da língua portuguesa. Sobre essa demanda, a embaixadora disse que o curso de Direito, por exemplo, costuma ter ensino de português em todos os níveis. A embaixadora esteve acompanhada do adido de Educação do Timor-Leste, Marcelino Ximenes Magno, e da segunda e terceira secretárias da Embaixada, Filomena Noronha Mesquita e Júlia Romaldo de Paijo, respectivamente. Também participaram da reunião o diretor da Escola de Agronomia (EA/UFG), Marcos Gomes da Cunha; o assessor especial do Gabinete de Assuntos Internacionais do governo de Goiás, Marcelo Mariano; o coordenador de Acordos e Redes Internacionais da SRI, Marcos Linhares Goes; o coordenador administrativo da SRI, Vinícius Marques e estudantes do Timor-Leste na UFG.

O professor Nelson Antoniosi, do Instituto de Química (IQ), foi convidado para a reunião por ter orientado diversos estudantes intercambistas do país asiático. Ele ressaltou a importância da qualificação de cientistas e que o convênio com a UFG já é antigo, lembrando que até hoje mantém contato com os dois embaixadores timoreses anteriores. Por fim, ele salientou a relevância das pesquisas realizadas pelos estudantes e a importância de um plano de aproveitamento desses recursos humanos capacitados para contribuir na formação profissional e construção do estado novo do Timor-leste. Um dos ex-estudantes citados foi o pesquisador Julião Pereira, que fez mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e hoje atua como professor visitante estrangeiro na Escola de Agronomia da UFG. Ele diz que não sabia das potencialidades de Goiás até chegar ao estado e que ficou encantado com as oportunidades de aprimoramento que teve aqui.

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias SRI