Três docentes da FCS recebem título de Professores Eméritos
Dalva de Souza, Itami Campos e Nei Clara de Lima foram homenageados pela UFG
Texto: Eduardo Bandeira
Fotos: Júlia Barros
Foi realizada na quinta-feira (4/4), no Auditório Lauro Vasconcelos, do Prédio Humanidades I, no Câmpus Samambaia, a solenidade que conferiu o título de Professoras Eméritas e Professor Emérito a Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza, Nei Clara de Lima e Francisco Itami Campos, docentes aposentados da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG). Clique aqui para ver o álbum de fotos da cerimônia.
A cerimônia foi marcada pela emoção e homenagens dedicadas aos três docentes. “Exigente no exercício da docência e da pesquisa, séria, atenciosa com os alunos, sabendo interpretar neles as potencialidades e as fragilidades, resiliente frente às adversidades, cuidadosa, minuciosa e parceira.” Essas foram as características que Genilda Darc Bernardes responsável por saudar a professora Dalva Maria elencou sobre a homenageada, além disso, destacou sua relevância no delineamento das Ciências Sociais em Goiás. Ao mencionar o vasto histórico de atuação da emérita na área, seus estudos sobre poder e violência foram destacados.
Dalva graduou-se em Ciências Sociais bacharelado e licenciatura em 1981 na Universidade Federal de Goiás, realizou o mestrado em história entre 1987 e 1991. Em 1999 doutorou-se pela Universidade de Brasília (UnB). Sua tese de doutorado tornou-se referência para as raízes culturais da violência em Goiás.
“Mantenho a esperança de que continuemos a viver dias melhores, com democracia, tolerância, respeito ao outro, menor desigualdade, que possamos retomar nosso processo civilizador e que no plano educacional possamos recuperar o tempo roubado nos últimos anos”, expressou a homenageada no discurso de agradecimento.
Atributos
Além dela, uma profissional indispensável na trajetória das Ciências Sociais na UFG é a professora Nei Clara de Lima. Encarregada de prestar tributo à ela, a colega Ema Cláudia Ribeiro Pires utilizou de uma alusão histórica, ao trazer o conceito de emérito utilizado na Roma Antiga para elencar os atributos de cidadãos que se destacavam na sociedade.
Nei Clara de Lima cursou Ciências Sociais na UFG. Em 1978 passou a atuar como docente no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Aposentou-se em 2003. Realizou mestrado e doutorado na UnB e sua atuação em inventários e documentação do patrimônio histórico imaterial é de grande destaque.
Foi cantando a "Canção de Siruiz" (letra: Guimarães Rosa/ música: Antonio Cândido) que a professora emérita Nei Clara agradeceu às homenagens prestadas.
Excelência
Para consagrar o professor Francisco Itami Campos, a professora aposentada pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) Dulcinea Maria Barbosa Campos, sua esposa, foi quem realizou uma fala destacando os atributos do emérito o qual, além de um profissional de extrema excelência, é um marido e pai afetuoso. “Itami, você é o meu grande encontro”, declarou Lucineia, visivelmente tocada.
No discurso de agradecimento, o emérito expressou sua felicidade e emoção pela longa trajetória com a UFG. Fez questão de destacar que sua vinculação com a Universidade e com as Ciências Sociais sempre foi marcante em sua vida, tanto na profissionalização quanto na produção acadêmica e literária. Itami expressou ainda, seu orgulho pelo curso de Ciências Sociais da UFG procurar evidenciar a preocupação com um mundo mais igual.
Francisco Itami Campos atuou desde 1964 na UFG. Primeiro, foi aluno da primeira turma de Ciências Sociais (1964-1967), tornando-se professor da Instituição em 1971. Durante o período entre 1994-1996 atuou como diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), é doutor em Ciências Políticas, além de também ser Professor Emérito da Faculdade Evangélica de Goiás.
O diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Luiz Melo de Almeida, em seu discurso, descreveu o momento como um encontro muito bonito e a importância da mesa diretiva ter sido composta majoritariamente por mulheres. Ele também reafirmou como os três homenageados representam o perfil de professor que a Universidade quer cultivar, o que se preocupa com o estudante.
Cada um dos professores honrados foram acompanhados por um membro de sua família até o palco no início da homenagem, a docente do Iptsp Menira Borges de Lima conduziu sua mãe Dalva Maria Borges. Estela de Lima, neta de Nei Clara de Lima, foi quem esteve ao seu lado. Isadora Barbosa Campos, filha de Francisco Itami Campos, foi quem o escoltou.
Compuseram a mesa diretiva, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o diretor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Luiz Melo de Almeida, a professora da FCS Ema Cláudia Ribeiro Pires e as professoras aposentadas Genilda Darc Bernardes e Dulcineia Maria Barbosa Campos.
O evento foi transmitido simultaneamente a sua realização pelo canal da UFG no YouTube. Clique aqui para assistir à solenidade.
Quelle: Secom UFG