Foto Arcu-Sur

Professor do ICB é convidado para fazer parte do Bipe Mercosul

Em 03/04/24 12:47.

Guilhermino Nunes vai atuar no sistema de Acreditação de Cursos Superiores de Farmácia

O professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG) Guilhermino Pereira Nunes Junior é o novo representante no Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe) do Mercosul. Após convite feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), o professor passou por duas capacitações uma nacional e outra internacional, para ingressar no Bipe. O Bipe é coordenado pela Red de Agencias Nacionais de Acreditación (Rana) a qual está vinculada ao Sistema de Acreditación Regional de Carreras Universitarias del Mercusur (Arcu-Sur), que é resultado de um acordo entre os Ministros de Educação do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile).

O grande objetivo é verificar a equivalência dos cursos superiores das universidades dos países participantes, através de uma Avaliação de Acreditação. Alunos graduados em cursos acreditados podem registrar quase que automaticamente o diploma de curso superior em qualquer país do Mercosul que participa do acordo. No entanto, o objetivo a longo prazo é permitir automaticamente o exercício da profissão pelo graduado em um curso acreditado de qualquer país do Mercosul. Esta realidade já existe entre graduados na Argentina e no Uruguai, ou seja, qualquer egresso graduado em cursos superiores acreditados na Argentina pode exercer a profissão no Uruguai e vice-versa.

A UFG está incluída no acordo sendo que os cursos de Agronomia, Engenharia Civil , Medicina Veterinária e Odontologia são acreditados pelo Arcu-Sur. O professor Guilhermino foi incorporado ao Bipe para participar de avaliações de acreditação de cursos de farmácia de universidades do Mercosul. “Espero contribuir com o meu melhor tanto para o sistema de Acreditação de Cursos Superiores de Farmácia do Mercosul, como com a garantia do nível acadêmico e científico dos cursos de universidades de países integrantes do acordo, mas sempre respeitando as legislações de cada país e a autonomia de cada universidade, conforme orientado nas capacitações realizadas.”

Foto da capa: arquivo pessoal

Fonte: Guilhermino Pereira Nunes Junior

Categorias: Notícias ICB SRI Orgulho de ser UFG