
UFG forma primeira turma de graduação em Inteligência Artificial
Cerimônia de colação de grau foi realizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade

Texto: Eduardo Bandeira
A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto de Informática (INF) realizaram, na sexta-feira (22/3), a cerimônia de colação de grau da primeira turma de Inteligência Artificial (IA) do Brasil. O evento contou com a presença de estudantes, professores, gestores de unidades acadêmicas e órgãos da Universidade, representantes de instituições dos governos estadual e federal, além de familiares para prestigiar os 14 estudantes que compunham a turma de formandos.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, enfatizou o caráter único e diferenciado da colação, e a importância da composição da mesa diretiva ser feita por parceiros que possibilitaram a excelência do curso.
Um momento de destaque foi o discurso do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesup/MEC), Alexandre Brasil, que saudou tanto os alunos quanto à UFG, que desde 2019 oferta o curso de IA, pela relevância da Universidade na realidade brasileira e mundial, ele também citou a importância do curso para vencer obstáculos como letramento digital e entendimento de novas tecnologias. Além disso, destacou a importância das atividades do Centro de Inteligência Artificial (Ceia), localizado no Câmpus Samambaia, que está auxiliando tanto o MEC quanto o Brasil nos desafios da atualidade.
O formando Alex Victor Echeverria Ugarte Silva foi o juramentista da solenidade. Para realizar a outorga, os formandos Luiz Guilherme Figueiredo e Heloisy Pereira Rodrigues foram os escolhidos, já o discurso em nome da turma foi proferido pelo graduando Heinz Felipe Cavalcante Rahmig.

Heinz fez um histórico intimista e emocionado do percurso da turma, que precisou enfrentar logo no início o isolamento social e aulas remotas impostas pela pela pandemia de covid-19.
Um instante peculiar e criativo do discurso foi a utilização de vozes geradas por IA de William Bonner, Renata Vasconcellos e Sílvio Santos para narrar os sentimentos de alguns dos formandos.
Ao encaminhar-se para o encerramento da colação, Angelita pontuou o grau de diferencial da turma de formandos, que conta com um nível de empregabilidade já alto. A entrega dos diplomas foi feita em meio de muita emoção por parte dos presentes.
Saiba mais
Fonte: Secom UFG