
SeTI UFG faz mudanças e torna e-mail institucional ainda mais seguro
Em 15/03/24 11:23.
Alteração do método de autenticação melhora a disponibilidade e segurança
Desde 14 de março, o acesso ao e-mail institucional da Universidade Federal de Goiás poderá ser realizado diretamente pelo login do Google, e não mais pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Esta mudança vai além de uma mera alteração da tela de autenticação, e representa uma melhoria na segurança e disponibilidade dos serviços da Plataforma Google Workspace na Universidade. Assim, quando o usuário acessar a tela para autenticação em seu e-mail institucional, será redirecionado para inserção do e-mail institucional (ufg.br) e a senha do login único. A melhoria foi implementada pela Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), por meio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp).
O secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Oliveira, defende que a implementação desta alteração irá beneficiar toda a comunidade universitária. “Nesta nova configuração, além da senha, o usuário poderá solicitar a autenticação de dois fatores (2FA), por meio de SMS ou por um aplicativo de controle de Tokens como o Google Authenticator, para permitir o acesso à conta”, exemplificou. Vale ressaltar que este recurso é opcional, e o usuário deve realizar a adesão nas configurações da sua própria conta de e-mail institucional.
“A comunidade deve estar atenta quando for necessário realizar a alteração da sua senha do e-mail institucional, pois, apesar da autenticação ser realizada diretamente no Google, esta deverá ser realizada pelo Portal UFGNET”, pontuou Jean Teixeira, vice-diretor do Cercomp.
Recursos adicionais
Para atender melhor às necessidades de armazenamento, a Universidade adquiriu novas licenças da versão do Google Workspace for Education Plus. O diretor do Cercomp, Igor Vieira, explicou que essas licenças foram adicionadas à plataforma já existente. “Agora, além dos recursos já conhecidos da licença atual, alguns recursos adicionais estão disponíveis para os servidores da instituição: como webconferência com até 500 participantes, transmissões ao vivo e gravações de reuniões via Google Meet, além da criação de aplicativos personalizados com o AppSheet”, concluiu.
Para atender melhor às necessidades de armazenamento, a Universidade adquiriu novas licenças da versão do Google Workspace for Education Plus. O diretor do Cercomp, Igor Vieira, explicou que essas licenças foram adicionadas à plataforma já existente. “Agora, além dos recursos já conhecidos da licença atual, alguns recursos adicionais estão disponíveis para os servidores da instituição: como webconferência com até 500 participantes, transmissões ao vivo e gravações de reuniões via Google Meet, além da criação de aplicativos personalizados com o AppSheet”, concluiu.
Confira o conteúdo comparativo entre versões.
Fonte: Secom/UFG