_UFG6247.jpg

Educação e Infraestrutura são desafios para empreendedoras

Sur 08/03/24 13:29.

4o Perfil das Empreendedoras Goianas foi lançado pela UFG e Sebrae

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros


No dia marcado pela força, luta e defesa dos direitos das mulheres, a Universidade Federal de Goiás e o Sebrae Goiás lançaram a 4ª edição do Perfil da Empreendedora Goiana, com um café da manhã para prestigiar essas mulheres. O objetivo do documento é oferecer um painel acessível e participativo para que, cada vez mais, as empreendedoras goianas tenham seus espaços de atuação ampliados e garantidos. O documento já está disponível. Na UFG, as pesquisas são conduzidas pelo Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/UFG). Confira a galeria de fotos do evento.

_UFG6270.jpg

Evento foi realizado no Sebrae e contou com a presença de empreendedoras participantes das ações da instituição


Na abertura do evento a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou que o encontro é uma oportunidade para que possa ser lembrada a história “das mulheres que nos antecederam e que lutaram guerras piores do que as que enfrentamos hoje”, considerou a reitora. Ela ressaltou que a diferença de remuneração entre homens e mulheres é um desafio constante e que, mesmo com os avanços, há muito a ser feito ainda, não só no campo do empreendedorismo. “Deixo aqui um desafio para as pesquisadoras, uma vertente de estudo a ser explorada é a relação entre violência de gênero e empreendedorismo”, sugeriu a reitora. Segundo ela, o papel da universidade é especialmente importante nesse processo de fomento as mulheres empreendedoras, devido ao fato de grande parte delas terem apenas o ensino médio. “Tenho certeza que poderemos colaborar e construir juntos um futuro painel social ainda mais favorável e que sirva de base para a construção de políticas públicas eficazes e capazes de produzir social”, concluiu a reitora.

 _UFG6330.jpg

"Maternidade deve ser sim levada em conta quando se pensa em equidade de oportunidades", frisou a reitora

 

Já o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, lembrou que 70% dos funcionários da instituição são mulheres e que elas são as grandes responsáveis pelo sucesso obtido em tantas frentes e ações. “Ficamos muito felizes em promover momentos como esses e de estabelecer essas parcerias são profícuas, celebrando o papel de cada uma e fomentando o empreendedorismo”, considerou. Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae, complementou a fala lembrando que as inscrições de mulheres nos eventos do Sebrae tem sido cada vez maiores “Nos surpreendemos em abrir 1.500 inscrições e receber mais de 3 mil pedidos de participação. Esse é mais um exemplo da presença feminina empreendendo e buscando se capacitar”, pontuou.


Novidades da 4ª edição

Frisando que todos os anos são pensadas novos caminhos para os estudos conduzidos, Daniel Pagotto, coordenador adjunto do Lapei UFG, destacou que em 2023 foram testados fatores que estão associados ao empreendedorismo por mulheres. “Testamos o impacto da educação e da infraestrutura nesse processo e chegamos a conclusão que a baixa escolarização e a dificuldade de acesso a uma estrutura eficaz para empreender interfere no trabalho dessas mulheres goianas”, pontuou. Segundo ele, a situação eh ainda pior quando se avaliou esses fatores relacionados as empreendedoras do interior do estado.
Em sua apresentação, Daiane Martins, pesquisadora do Lapei apresentou os números que demonstram esse impacto negativo “Apenas 32% das empreendedoras do estado possuem ensino superior e 43% ensino médio. É fundamental que esse quadro seja revertido para que possamos pensar no aumento da remuneração dessas mulheres”, afirmou a pesquisadora. Fernanda Arantes, pesquisadora do Lapei que também participou da construção desta quarta edição do perfil, trouxe uma outra novidade deste ano. “Iremos disponibilizar um painel dinâmico com as informações do perfil, permitindo um acesso rápido e interativo com todos os dados”, contou a pesquisadora. Fernanda Arantes, pesquisadora do Lapei que também participou da construção desta quarta edição do perfil, trouxe uma outra novidade deste ano. “Iremos disponibilizar um painel dinâmico com as informações do perfil, permitindo um acesso rápido e interativo com todos os dados”, contou a pesquisadora.
Uma outra novidade dessa edição foi o trabalho de campo realizado pelo Sebrae, que visitou empreendedoras no interior do estado e trouxe suas histórias e desafios para o material apresentado. “Das 371 mil empreendedoras goianas, 29% são de Goiânia. Precisamos conhecer essas histórias e nos aproximar de cada uma delas”, concluiu Polyana Marques, analista da unidade de gestão estratégica do Sebrae Goiás.

 

 _UFG6523.jpg

 

 _UFG6427.jpg

Daiane Martins (Lapei/UFG) e Polyana Marques (Sebrae) apresentaram de maneira conjunta os principais dados do relatório

Source: Secom/UFG

Catégories: Notícias Noticias Sebrae Reitoria LAPEI