DSC_2558.JPG

Confira os principais informes do Consuni de fevereiro

On 02/27/24 14:47 .

Seguiram às discussões da minuta das Diretrizes para Ensino de Graduação

Texto: Caroline Pires

Fotos: Marília Sabino

O Conselho Universitário (Consuni) se reuniu na sexta-feira (23/2) para a reunião ordinária mensal. Além de aprovar decisões ad referendum, o pleno deu continuidade as discussões sobre a minuta de Resolução que institui as diretrizes para o Ensino de Graduação na UFG. Os conselheiros apresentaram suas considerações sobre o tema e as discussões se seguiram ao longo da tarde. Como encaminhamento, a reitoria considerou que poderá ser convocada uma nova reunião do Consuni, de maneira extraordinária, para seguir a discussão sobre a minuta. Na ocasião, foi aprovada ainda a concessão de título de Professor Emérito ao prof. Francisco Itami Campos.

Iniciando os trabalhos, a reitoria anunciou como será feita a distribuição das 15 vagas para docentes, recebidas por portaria do Ministério da Educação no mês de janeiro. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, informou que deste quantitativo, 10 vagas serão distribuídas pela Reitoria, para atender demandas reprimidas e ações estratégicas, e as restantes serão distribuídas de acordo com uma chamada específica. Das 10 vagas, três serão destinadas ao curso de Fisioterapia, duas para o curso de Engenharia de Materiais, e serão atendidas também três áreas de pesquisa "que a reitoria considera importante fomentar e induzir a produção acadêmica, sendo assim, será uma vaga para a Virologia Animal (EVZ), uma vaga para a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas com o objetivo de atender ações voltadas para o empreendedorismo e uma vaga para a área de Física da atmosfera e modelagem de clima e tempo. Fecham a lista uma vaga para o curso de Educação Intercultural Indígena e para o curso de Pedagogia do Câmpus Goiás", listou a reitora. Angelita Lima anunciou que será divulgado, com urgência, um edital para o preenchimento das demais vagas. Segundo ela, um dos critérios será a disponibilização de escolha para o preenchimento das vagas para atender, prioritariamente, a graduação, além disso a consolidação de áreas ou cursos. "A seleção será feita com uma comissão da UFG e também de avaliadores externos", pontuou a reitora. O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, pontou que há caminhos e estratégias que estão sendo adotadas pela universidade no sentido de continuar atendendo as demandas, visando suprir da melhor forma. "Na nossa decisão visamos atender algumas necessidades imediatas, mas temos consciência de que precisamos continuar lutando para que os cursos sejam atendidos. São com as necessidade que voltaremos ao debate com o MEC para a obtenção de mais vagas", ressaltou o vice-reitor. 

Em seguida, a pró-reitora de Inovação da UFG, Helena Carasek, apresentou chamadas internas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que estão abertas, estimulando os conselheiros a realizar a divulgação em suas unidades acadêmicas, com o objetivo que a universidade concorra com projetos, das mais diversas áreas. "São 14 editais abertos que de alguma forma tem relação com nosso trabalho. Além de um quarto edital, o Inovação Mais Brasil, que apesar de aberto para empresas, atende a projetos que são realizados em parceria com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs)", explicou a pró-reitora. Ela solicitou que os pesquisadores entrem em contato com a PRPI, já que há um limite máximo de projetos que as instituições podem submeter. Na ocasião, Helena Carasek, apresentou ao Consuni, que será submetida a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Centros Temáticos 2023, a proposta do Centro Avançado de Computação do Brasil Central, que seria vinculado do Laboratório Mutiusuário de Computação de Alto Desempenho (LamCAD), ao Centro de Inteligência Artificial (CEIA) e ao Centro de Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais (Cempa-Cerrado). "A proposta foi escolhida pois contempla praticamente todas as áreas de conhecimento da Universidade, atendendo deste a transição ecológica, transformação digital, saúde, defesa e transição energética", considerou. Segundo ela, a chegada de um equipamento de tamanha envergadura na UFG, colaborará para a demanda de produção de Ciência Aberta.

 DSC_2558.JPG

 

 

Source: Secom/UFG

Categories: Notícias Noticias Reitoria