Baile UFG comemora 63 anos da instituição
Das cores às luzes, elementos propuseram mostrar diversidade, diferença e acolhimento
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Carlos Siqueira e Júlia Barros
Cores, luzes e sabores. Todos os sentidos saltaram para a flor da pele das 1.100 pessoas que vieram prestigiar a coroação da semana de aniversário dos 63 anos da UFG no último sábado, 16 de dezembro, no Centro de Eventos da UFG, Câmpus Samambaia. Segundo a coordenadora da Comissão do Baile, Kelle Nogueira, a proposta da diversidade foi traduzida em várias escolhas da organização, como por exemplo, no traje livre para o evento.
Quem entrava no ambiente se deparava com diversas figuras de led com corpos em diversos formatos e cores que permitiam interação com as figuras de neon: “A ideia é que o convidado interagisse com os objetos iluminados”, explica o Iluminador Cênico, Rodrigo Assis. Ele também explicou detalhes da iluminação do baile, toda indireta, criando um ambiente aconchegante e elegante ao mesmo tempo. A pista de dança também ganhou cores assim que o momento de festa do Baile teve início. “A ideia é que durante o momento inicial a luz fosse aconchegante para que as pessoas confraternizassem, deixando a luz branca apenas para o buffet e, durante o momento de apresentação da banda, as cores e luzes refletissem a proposta do baile:alegria e diversidade”, ressalta.
Nas mesas com cores diferentes um adorno produzido especialmente para o Baile por uma turma do curso de Direção de Arte da UFG: folhas naturais deram origem a esculturas em gesso pintadas nas cores do evento. “A ideia foi brincar com a diversidade e com a contradição humana, até nessa escolha com o natural versus o artificial. Foram mais de 200 folhas diferentes com formatos que também brincaram com corações que estavam nos buffets. Tudo feito em um mês.”, ressaltou o professor Francisco Guilherme de Oliveira, professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
Para além da decoração, o baile também ofereceu ambientes instagramáveis, lounges aconchegantes, espaço 360ª e cabine de fotos. Kelle Nogueira ressaltou o trabalho da comissão de organização do evento, composta por mais de 15 pessoas: “Tudo foi feito na UFG, com mãos de pessoas da UFG”, explicou.
A professora Karine Anusca da Faculdade de Nutrição conta que costuma sempre prestigiar o baile, mas que no último ano não pode participar. Esse ano ela destacou a organização e a estrutura do evento, diversa, colorida: “O Baile da UFG sempre é maravilhoso. Adorei a reitora nos recebendo na entrada e a proposta ficou bem contemplada na decoração”, ressaltou. Zenilde Nunes, secretária executiva na Editora UFG, esteve na edição passada e em 2023 também prestigiou o evento: “Esse ano a proposta foi bem diferente, colorida, achei lindo os efeitos de iluminação e estou ansiosa pela banda”.
A Coordenadora Kelle Nogueira durante a fala de abertura do evento ressaltou o trabalho da equipe organizadora do baile. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, também aproveitou o momento para convidar a todos para o Música no Câmpus, que ocorre no dia 21 de dezembro. A reitora Angelita Pereira de Lima destacou que no ano passado comemoramos a democracia e nesse ano a UFG precisa comemorar suas conquistas que foram muitas durante 2023. Em seguida, o baile teve o show da Banda Focus que animou a noite com diversos tipos de músicas para todos os públicos. Participaram da abertura também representantes dos patrocinadores do evento.
资源: Secom UFG