O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 15122023-_UFG3995.jpg

Ciência da Computação na UFG comemora seus 40 anos

在 15/12/23 15:35 上。

Evento honrou docentes aposentados e inspirou novos alunos

Texto: Caroline Pires

Fotos: Evelyn Parreira


Repletas de memórias e perspectivas para o futuro, o Instituto de Informática (INF) comemorou os 40 anos do curso de bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Goiás. O evento foi prestigiado por professores aposentados e estudantes do curso, que participaram de atividades ao longo de todo o dia. Confira o álbum de fotos. 

O número de 40 anos por si só já causa um impacto e desperta as lembranças de todas as construções que foram necessárias para a realidade atual do curso, segundo o diretor do INF, Eliomar Araújo de Lima. Ele lembrou que o Instituto tem uma história de protagonismo na criação de cursos na área de TI na região Centro-oeste, não só pela criação do curso que comemora suas quatro décadas, mas também com a coração do curso de Engenharia de Software, em 2008, e Inteligência Artificial, em 2019. "Pessoas e a suas diversidades são a marca no INF que é uma unidade muito calorosa e coesa", afirmou. Ao longo de sua história, foram 880 estudantes formados, e que hoje atuam nas mais diversas áreas. 

 15122023-_UFG3995.jpg

O diretor do INF defendeu a necessidade de seguir pensando no futuro da Ciência da Computação e seguir honrando os pioneiros da área

 

Eliomar Lima lembrou ainda que o trabalho dessa área transversal do conhecimento continuará se expandido e irá alçar voos maiores. Ele destacou ainda que o mercado de trabalho está extremamente aquecido para os profissionais da área e que é preciso trabalhar para que essa demanda ganhe mais musculatura. "Desejo a todos um excelente evento e temos muito o que conquista e avançar ainda com o trabalho de cada um de vocês", concluiu.

Representando a reitoria da Universidade Federal de Goiás, Israel Elias Trindade, pró-reitor de graduação da UFG, destacou que está é uma semana repleta de atividades em comemoração aos 63 anos da UFG. Entre as atividades, ele destacou o Consuni festivo, realizado na manhã de hoje, e a comemoração dos 15 anos do programa UFGInclui. "A cada aluno aqui deixo o convite para que sejam protagonistas e continuem produzindo a força para que esse curso se torne ainda mais forte", convidou. Ele ainda salientou que os pioneiros do Instituto de Informática foram os professores que, em 1962, "estavam presentes no embrião da UFG. E hoje representa não só um curso, mas pós-graduação que é referência na inovação", concluiu o pró-reitor.
Em seguida, foram entregues certificados para professores que "contribuíram para que o curso de Ciência da Computação se consolidasse e tivesse a força que tem hoje", frisou Eliomar Lima. 

História 

O Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás foi criado em 1983 por meio da Resolução 185 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa da UFG. O curso, que iniciou com 30 vagas para ingressantes no ano seguinte, com objetivo dar, à comunidade goiana condições de acompanhar a evolução da informática, capacitando os profissionais para atuar no desenvolvimento de software em empresas que têm a informática como atividade fim ou como atividade meio.

O Bacharelado em Ciência da Computação, que já formou 889 profissionais, oferece hoje 80 vagas anuais para ingresso pelo SISU e é um dos cursos mais concorridos da UFG, em função do ensino de alta qualidade, ofertado por um corpo docente constituído, em sua maioria, por pesquisadores doutores que acompanham e contribuem para os avanços da Computação no mundo, e à elevada demanda de profissionais apresentada pelo mercado.

Os egressos do Curso estão espalhados pelo mundo inteiro, alguns na área acadêmica (realizando pesquisas e até lecionando no próprio curso) e outros no mercado, seja em empresas conhecidas internacionalmente ou em negócios locais.

O Instituto de Informática (INF) foi criado em 05 de setembro de 1996 (conforme publicação no Diário Oficial) com a aprovação de novo Estatuto e Regimento da UFG, tendo sua mudança para uma instalação predial própria ocorrida em 2013. A criação do INF se deu pelo desdobramento do Instituto de Matemática e Física (IMF) em três unidades acadêmicas: IME (Instituto de Matemática e Estatística), IF (Instituto de Física) e INF. Dessa forma, o curso de Ciência da Computação veio a ser a base do Instituto de Informática, atualmente uma dos maiores unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse curso também foi a base para a formação de mais outros três cursos de informática - Engenharia de Software, Sistemas de Informação e do mais recente curso de Inteligência Artificial.

Nosso curso tem se mantido com nota 4 a 5 (máxima) no CPC e ENADE, 5 estrelas no Guia do Estudante e sempre está em destaque nas listagens nacionais. Temos muito o que comemorar e agradecer a todos envolvidos nessa evolução: alunos, professores, técnicos-administrativos e a comunidade goiana em geral.

 

 15122023-_UFG4067.jpg

Durante a abertura do evento, professores aposentados foram homenageados

 

 15122023-_UFG4032.jpg

Evento reuniu a comunidade acadêmica no auditório do Instituto de Física

 

资源: Secom/UFG

类别: Notícias Noticias inf

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.