
UFG conquista Troféu Seriema 2023 em Sociedade Sustentável
Universidade foi finalista com 5 trabalhos em 4 das 7 modalidades da premiação do Crea-GO
Texto e fotos: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO
Na quinta-feira (23/11), os holofotes do Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) se acenderam para celebrar as boas práticas de desenvolvimento sustentável na 21ª da premiação. O evento, que se tornou referência nacional, destacou projetos notáveis que contribuíram para a preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente. A Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG) foi a vencedora na categoria Sociedade Sustentável com o projeto Rede Energia das Mulheres da Terra. Ao todo, a Instituição concorreu como finalista em 4 das 7 modalidades com 5 trabalhos inscritos.
O tema escolhido para a edição de 2023 foi Pessoas Mudam o Mundo, com o objetivo de evidenciar, por meio de trabalhos reais, o poder que as pessoas têm de transformar sonhos em realidade e concretizar ideias. A premiação reconheceu o esforço e a dedicação de entidades, instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, profissionais da imprensa e a comunidade acadêmica. Os 21 trabalhos finalistas competiram em 7 modalidades distintas (Biodiversidade; Elementos Naturais; Gestão Empresarial; Imprensa; Inovação; Produção Acadêmica; e Sociedade Sustentável), refletindo a diversidade e amplitude de iniciativas em prol do meio ambiente.
Premiados e finalistas
A UFG obteve o primeiro lugar do 21º Troféu Seriema na modalidade Sociedade Sustentável com o projeto Rede Energia das Mulheres da Terra levou o primeiro lugar. Entre os autores estão a professora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG) Karla Emmanuela Ribeiro Hora (EECA/UFG). Os demais autores são Bruna Bittar Martins (Gepaaf), Lucas Figueiredo Machado (Casa do Cerrado), com a colaboração de Juliana Moreira Rodrigues (Instituto Cooruja), Mauro Pereira dos Santos (Instituto Cooruja) e Amanda Paiva Ohara (iCS).
Nessa categoria, a Universidade também concorreu como finalista com o projeto Virada Ambiental, também da Eeca UFG. Os autores são o professor da Eeca e coordenador-geral do projeto, Emiliano Lobo de Godoi; os egressos da pós-graduação da UFG Luiza Catarina Lobo de Godoi e Ary dos Santos Soares; e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Antelmo Teixeira Alves.

Na modalidade Imprensa a UFG ficou entre os finalistas com o documentário "Quem tem dor, tem pressa!", produzido no âmbito da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Os autores são João Víctor Carvalho, Ana Júlia Coutinho, Fabiane Rebelo, Luísa Oliveira Chacon Pinto e Mariana Rosa.
Na modalidade Inovação, a Instituição se destacou com o projeto "Da terra ao paladar: o incrível adoçante nutritivo a partir do subproduto de cacau", da NexFoods e UFG. Os autores são Gustavo Henrique Amaral Monteiro Rocha; Tatiane Ferreira de Oliveira; Julião Pereira; Namie Martins Yoshioka; Karla Cristina Dantas Lima Carrijo; Regina Teixeira de Sousa; Jordane Gabriella Soares de Oliveira Pires.
Em Produção Acadêmica, a UFG figurou entre os finalistas com o projeto "Produção de Combustíveis, lubrificantes e solventes a partir de resíduos plásticos e rejeitos de mineração", orientado pelo professor do Instituto de Química (IQ) e coordenador-geral do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames), Nelson Roberto Antoniosi Filho. Além dele, participam do trabalho a doutoranda Maríthiza Gonçalves Vieira; o graduando em Química Lucas Ferrão Marinho; e pelo egresso da pós-graduação da UFG Hélio Elias da Silva.
Para ver a relação completa dos vencedores do 21º Troféu Seriema, clique aqui. A transmissão realizada pelo canal do YouTube TV Crea Goiás está aqui.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO, com edição da Secom UFG
Categorias: Notícias Orgulho de ser UFG EECA Fic IQ