O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
cannabis sativa

Evento discute uso da cannabis de forma medicinal

Em 27/11/23 14:32.

 Debate vai para além da universidade, unindo sociedade, governo e organizações sociais

Texto e fotos: Kharen Stecca

 

Um marco no desenvolvimento das pesquisas sobre o uso da Cannabis sativa de forma medicinal: esse é o objetivo do evento que está sendo realizado pela Universidade Federal de Goiás em parceria com outras instituições como Fapeg, Fundahc, Funape, MDA, Fundação RTVE, Alego, entre outras. O II Simpósio de cultivo de Cannabis sativa para uso medicinal no Cerrado: conhecimento e informação é um evento científico que vai reunir, de 27 a 29 de novembro, um público que envolve sociedade, governo, organizações sociais e pesquisadores de diversas áreas como engenheiros-agrônomos, biólogos, bioquímicos, médicos, advogados, entre outras pessoas para discutir, atualizar e ampliar o conhecimento sobre a produção, o uso terapêutico e as potencialidades da Cannabis. 

 

cannabis sativa
Reitora da UFG,  Angelita Pereira de Lima participou da abertura

 

O evento está sendo organizado por um grupo de pesquisadores da Escola de Agronomia, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas e Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás e do Instituto de Medicina Orgânica. A coordenadora do evento, professora Abadia dos Reis Nascimento, da Escola de Agronomia da UFG, ressaltou na sua fala de abertura que o uso da cannabis medicinal ainda é uma luta e que o simpósio mostra a trajetória dessa luta. Ela ressaltou a necessidade de pensar as diversas frentes da pesquisa desde a produção, cultivo, mercado e saúde. 

 

cannabis sativa
Diversas autoridades participaram da abertura do evento

 

O assessor da presidência da Finep, e ex-reitor da UG, Edward Madureira, ressaltou a representatividade de instituições na mesa de abertura e disse que isso é um sinal de que podemos avançar muito. Ele falou da necessidade de criar uma  grande rede de pesquisa em vários aspectos sobre a Cannabis sativa. 

O presidente da Iquego, José Carlos dos Santos falou da retomada das atividades da Instituição que passa a ter a oportunidade de contribuir para a produção da Cannabis medicinal. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou o quão importante para o avanço dessas pesquisas é a promoção de políticas públicas e que o evento auxilia no rompimento dessas fronteiras.  

Representando a Fapeg, Henrique Troncoso destacou que a Fundação participa e apoia a realização do II Simpósio. Ele ressaltou a importância de apoiar eventos como esse na promoção do conhecimento científico. 

O evento segue até dia 29 de novembro, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações e discussões. Um destaque são os depoimentos de pacientes que se beneficiam do medicamento. Serão debatidos temas como: o cultivo da cannabis no Cerrado, regulamentação do cultivo em outros países, cannabis e sustentabilidade, melhoramento genético e criação de cultivares de cannabis no Brasil, como se democratizar o cultivo da cannabis em um cenário de proibição/liberação, perspectivas e potencialidades do cânhamo para agricultura familiar no Brasil, Cannabis sativa da domesticação à agricultura familiar e uma infinidade de outros temas.

 

Confira a programação completa aqui

Categorias: Institucional EA IPTSP Notícias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.