INF cria chatbot para o 20º Conpeex
Ferramenta foi desenvolvida por estudantes do curso de Inteligência Artificial
Texto: Caroline Pires
Colaborando com o objetivo de ser, não só o maior Conpeex de todos os tempos, mas também a edição mais sustentável destes 20 anos, estudantes do curso de Inteligência Artificial do Instituto de Informática, desenvolveram um chatbot para auxiliar os participantes do evento a sanar dúvidas. A expectativa é que o sistema impacte positivamente não só nesta edição do evento, mas que seja aprimorado para os próximos anos. O chatbot foi desenvolvido pelos estudantes do 2º período do curso de Inteligência Artificial: Natã Milhomem Lemos, Geovana Teixeira Camargo, Mirmila Socrates do Nascimento e Jair Martins Santiago Neto.
O projeto, coordenado pelo professor Leonardo Antônio Alves, nasceu da disciplina de Introdução à programação, ministrada no semestre passado. O professor explicou que durante o desenvolvimento de um chatbot para o INF foram encontradas dificuldades no que se refere ao fluxo de conversas pelo sistema, por isso, ele buscou a parceria da empresa Hyperflow, que forneceu um auxílio aos estudantes nessa questão, que é a mais desafiadora do projeto. "Em contato com a organização do Conpeex, e ciente do tema da sustentabilidade como uma das prioridades, montamos uma primeira versão que foi sendo evoluída. Então agora os participantes do congresso poderão ter as suas perguntas respondidas em tempo real", explicou o professor. Natã Milhomem considera que a utilização da ferramenta não só converge com o tema do Conpeex, mas é um exemplo que como a Inteligência Artificial pode ajudar a vida das pessoas. "O ChatConpeex conta com informações gerais sobre a UFG, a programação e ainda o chat propriamente dito. Eliminar as demandas do material físico é uma das maiores conquistas", destacou.
Leonardo Alves explica que a coordenação do curso, por meio do professor Anderson Soares apoiou a ideia da criação do chatbot, e que os estudantes são todos do curso de Inteligência Artificial e cooperam com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), coordenado pela professora Telma Woerle. "Os alunos que participaram da criação desse chatbot estão atuando também junto ao Ceia, se aperfeiçoando e colaborando com outras empresas para o desenvolvimento desse tipo de sistema", complementou. Segundo ele, o processo de aproximação com a iniciativa privada é uma via de mão dupla, onde a UFG e as empresas podem trabalhar juntos com o que há de melhor para o desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial. A Hyperflow irá participar do 20º Conpeex, apresentando seu trabalho e instigando os participantes a se envolverem com a área.
Quelle: Secom/UFG