O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Fundahc_Exposicao_Celia_Camara_16-11-23 (1)

Exposições de arte marcam celebração de 25 anos da Fundahc

Em 17/11/23 19:50.

Vernissage reuniu colaboradores da Fundação, da UFG, artistas e a família da merchand Célia Câmara

 

Texto: Thalita Braga

Foto: Rebecca Gonçalves

A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) abriu na quinta-feira (16/11) as comemorações do aniversário de 25 anos. A diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, reuniu colabores da fundação, artistas, autoridades da UFG e convidados na vernissage das exposições "Célia Câmara: uma mulher atemporal, um amor à arte” e "Fértil como Terra Preta", no Centro Cultural UFG.

Lucilene lembrou a trajetória da Fundahc, que teve início em 1998, quando um grupo de professores, médicos e técnicos-administrativos tiveram a iniciativa de melhorar a assistência e o bem-estar dos pacientes do Hospital das Clínicas da UFG. "Com a contratação dos nossos primeiros profissionais, começamos a gerir pesquisas clínicas e projetos em saúde, muitos deles em parceria com Centro de Referência em Oftalmologia, o Cerof, e, deste modo, demonstramos nossa capacidade em melhorar a assistência em saúde em Goiás com apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e na gestão de unidades hospitalares", disse.

Fundahc_Exposicao_Celia_Camara_16-11-23 (1)
Mostra é celebração da saúde por meio da cultura 

 

Em 2012, a Fundahc firmou convênio tripartite entre a UFG e a Prefeitura de Goiânia via Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para gerir o Hospital e Maternidade Dona Íris. Em 2015, aconteceu o mesmo com a Maternidade Nascer Cidadão e, em 2020, a Fundahc assumiu a gestão do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara e do Hospital Estadual de Jataí, este em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

"Ao longo desses anos, enfrentamos desafios, crescemos como equipe e superamos obstáculos. Hoje, honramos nosso passado e olhamos com entusiasmo para o futuro. Acreditamos que os próximos anos serão marcados por realizações ainda mais grandiosas, à medida que continuamos a moldar a saúde em Goiás com paixão, integridade e dedicação", destacou Lucilene.

A reitora da UFG, Angelita Pereira, destacou o crescimento da Fundahc e reforçou o papel dos colaboradores para o sucesso da fundação: "A Fundahc foi muito além do pensado. Hoje, é uma fundação que tem ações estratégicas na área de saúde, na área da pesquisa em saúde, e agora nos brinda com essa ação na área da arte e cultura. Nós precisamos reconhecer que a Fundahc realiza ações de alto impacto em Goiânia, não só na área de saúde, mas na UFG, em Goiânia e em Goiás, e isso obviamente por conta das lideranças e toda a equipe, que permite o sucesso de todos esses projetos".

Representando a SES, a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da pasta, Ana Carolina Rezende Abrahão, parabenizou a Fundahc por sua contribuição fundamental para o serviço de saúde pública de Goiás. "O trabalho de excelência que a Fundahc desenvolve com a Secretaria de Saúde, e também tantas outras parcerias, tantas outras iniciativas, cumpre um papel determinante para que o ensino da medicina seja cada vez mais eficiente e a gente consiga levar essa finalidade educacional para os nossos alunos que estão sendo formados no Sistema Único de Saúde".

Cultura e saúde
Com a presença do empresário Jaime Câmara Júnior, Lucilene falou da representatividade de abrir as comemorações do aniversário da Fundahc com uma exposição que homenageia Célia Câmara. "Hoje, celebramos a Fundahc e o cenário artístico de Goiás, celebramos a saúde por meio da cultura com a abertura da exposição 'Célia Câmara: Uma mulher atemporal, um amor à arte'. Em 2017, tivemos a honra de receber como doação por parte da Fundação Jaime Câmara um acervo artístico com 125 obras, que a partir de hoje até 15 de janeiro de 2024 ficará aqui, no CCUFG, para visitação de todos".

Para Lucilene, a exposição reafirma o compromisso da Fundahc de promover a cultura e garantir acessibilidade de todos ao acervo de Célia Câmara. "Uma coleção representativa, com o zelo curatorial de Célia Câmara, mulher muito à frente do seu tempo, que apoiou e contribuiu com o crescimento profissional de vários artistas goianos e deixou um importante legado à arte e à cultura em Goiás. E que nós, da Fundahc, em parceria com os profissionais do CCUFG, temos a honra de dar continuidade.

Maria Tereza Gomes da Silva, diretora do CCUFG, também falou da importância da exposição para o cenário da arte goiana: “A mostra faz um panorâmico das artes visuais em Goiás por quatro décadas, que contextualiza todo um percurso das artes visuais no Estado. Ela reúne diversos expoentes de renome nacional e internacional, artistas goianos, numa exposição singular que, para além do valor histórico sociocultural, também apresenta um valor por demonstrar subjetividade”.

Seguindo o legado Célia Câmara de valorizar a arte goiana e apresentar a cultura de uma forma gratuita para as pessoas, paralelamente à exposição principal, acontece a mostra ‘Fértil como Terra Preta’, com obras de oito artistas negros, sob curadoria do CCUFG. "Esse recorte panorâmico conta com a curadoria do professor Samuel de Jesus, e para nós do Centro Cultural é uma honra receber essa exposição tão singular, tão significativa", afirma Maria Tereza.

A visitação às exposições "Célia Câmara: uma mulher atemporal, um amor à arte" e "Fértil como Terra Preta" pode ser feita do dia 17 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Cultural UFG. A entrada franca.

 

Fonte: Fundahc UFG

Categorias: Notícias FUNDAHC CCUFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.