
Minuta das Diretrizes de Ensino na Graduação é apresentada ao Cepec
Documento foi resultado de discussões realizadas com as unidades acadêmicas
Texto: Caroline Pires
Fotos: Evelyn Parreira
Ressaltando que "a Universidade realizou uma ação corajosa" ao iniciar os trabalhos de discussão para revisão do Regimento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG), criado inicialmente em 2003, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou a reunião do Cepec nesta sexta-feira, 17/11. Apesar de caber a aprovação desse documento ao Conselho Universitário, a reitora acredita que é importante que o documento seja conhecido pelo Cepec, lembrando que o texto já circulou nas unidades acadêmicas e recebeu inúmeras contribuições. A expectativa é que o texto final seja apresentado em breve para aprovação do Consuni.
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Lembrando que o documento é resultado de um esforço coletivo das Pró-Reitorias finalisticas da UFG, o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, destacou que a Universidade hoje é plural, com 75% dos estudantes com renda per capita de até 1.5 salário mínimo, passando por graduandos que vão de 17 a 72 anos de idade. "Precisamos que esse documento expresse toda essa pluralidade. E é com esse objetivo que a comissão tem trabalhando. Para isso precisamos saber quem somos e onde queremos chegar, só assim poderemos aproveitar essa oportunidade", destacou. Segundo ele, com a aprovação, a política de Ensino poderá direcionar os Programas Pedagógicos de Curso, novos docentes e, inclusive, o recredenciamento de cursos de graduação presencial e EaD, que serão feitas nos próximos dois anos. "Temos convicção que esse documento irá colaborar para que possamos receber o conceito 5, o máximo possível", afirmou.
Durante a leitura do documento, Israel Trindade, destacou que uma das diretrizes é que as unidades acadêmicas reflitam se é possível que os cursos adotem a oferta de cursos em um turno único. "Acreditamos que essa adequação, quando possível, permite que o estudante permaneça na Universidade e desfrute da melhor maneira possível o que ela oferece", defendeu. Nesse processo, ele considerada que o papel dos coordenadores ds curso é fundamental. "Por conta disso, é preciso desburocratizar a parte administrativa desse trabalho", complementou.
"Inclusão não é só colocar eatudante dentro da UFG", argumentou Israel Trindade
Israel Trindade defendeu que acima do princípio da isonomia está o da equidade, sendo assim, as Diretrizes para o Ensino de Graduação da UFG devem refletir essa realidade. "Queremos pensar uma redação de texto mais humana. Afinal, inclusão não é colocar estudante para dentro da UFG, mas melhorar o êxito estudantil, ou seja, oferecer as ferramentas para que eles alcancem a colação de grau", afirmou.
Calendário Acadêmico
Foi aprovado ainda no Cepec adequações no calendário acadêmico 2024 da UFG, que a partir do ano que vem será iniciado e terminado dentro do próprio ano. A partir de agora, a resolução traz os feriados e pontos facultativos para o próximo ano. Além disso, a resolução se adequou para deixar em aberta a possibilidade que os cursos oferecidos na modalidade EaD e do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae).
Foi estabelecido ainda que durante a semana do planejamento das unidades acadêmicas será vedado aos professores usufruir de férias. Ficou definido que os dias de realização do Espaço das Profissões será considerado dias letivos.
Atividades do mês de dezembro
No mês de dezembro a UFG comemora seus 63 anos e realizará uma série de atividades. A pró-reitora de extensão e cultura, Luana Ribeiro, apresentou o calendário preliminar de atividades. Na oportunidade, ela convidou todos a participarem do 20o Conpeex, que será a maior edição de todos os tempos, com mais de 6.700 inscritos e 2.200 trabalhos a serem apresentados.
Luana Ribeiro adiantou que está sendo preparada uma programação especial e comemorativa para os 63 anos da UFG
O pró-reitor de pós-graduação da UFG, Felipe Terra, aproveitou a oportunidade para convidar todos os participantes para participarem, nos dias 4 e 5 de dezembro, para o Seminário de avaliação da Pós-graduação na UFG.