
Prefeituras e comunidades recebem produtos do SanRural
Projeto é fruto da parceria entre UFG e Funasa e desenvolve atividades de saneamento
Fotos: divulgação
Os pesquisadores do Projeto SanRural fizeram a entrega de materiais do projeto para 9 prefeituras e 19 comunidades rurais e tradicionais parceiras da iniciativa durante o último mês de outubro. A entrega foi feita, primeiramente, em São Luiz do Norte, onde está localizada a Comunidade Quilombola Porto Leucádio e os Assentamentos Monte Moria e o Novo Horizonte II, e em Mimoso de Goiás, onde está a Comunidade Quilombola Queixo Dantas. Há perspectiva de que, até o início de dezembro de 2023, as entregas sejam concluídas.
Segundo o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca/UFG), Paulo Sérgio Scalize, a fase devolutiva do projeto é muito importante aos envolvidos. "Essa é a parte final do projeto. Após isso, teremos um seminário final, que será de forma remota, com algumas apresentações", comenta Paulo.
Pesquisadores da UFG vêm desenvolvendo as atividades no âmbito do Projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e/ou Tradicionais de Goiás (SanRural) desde novembro de 2017, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), firmada por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED 5/2017). O projeto está sob a coordenação do Paulo Sérgio Scalize e da vice- coordenação da professora da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) Bárbara de Souza Rocha. Durante a sua execução, foram produzidos documentos de relevante importância para os municípios, especificamente para as comunidades rurais e/ou tradicionais, representadas por assentamentos, comunidades ribeirinhas e comunidades quilombolas. O projeto esteve presente em 115 comunidades, localizadas em 43 municípios do Estado de Goiás.
Dentre os principais produtos do SanRural, estão: o Diagnóstico Técnico-Participativo das comunidades (DTP); o Plano de Segurança do Saneamento Rural (PSSR); as Proposições de Soluções de Saneamento Básico (PSS); a Análise Situacional dos Dados Clínicos da População de Comunidades Rurais e Tradicionais do Estado de Goiás; o Diagnóstico Técnico da Qualidade da Água de Comunidades Rurais e Tradicionais do Estado de Goiás, e os três volumes da Coleção para Saberes e Práticas na Atenção Primária à Saúde. Assim, ao receberem os produtos do Projeto SanRural, espera-se que os gestores municipais e as lideranças locais possam fazer uso dos produtos, visando à melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e/ou tradicionais do Estado de Goiás.





Rosângela Alves dos Reis, prefeita de Mimoso de Goiás

Antônia Souza Ferreira, líder da comunidade quilombola Queixo Dantas
Fonte: Projeto SanRural