App do Inventário Patrimonial 2023 permite apoio de colaboradores
Unidades acadêmicas e órgãos da UFG têm até 17 de novembro para realizar o levantamento dos bens
Texto: Eduardo Araújo e Versanna Carvalho
A Universidade Federal de Goiás (UFG) deu início ao Inventário Patrimonial 2023. O procedimento, que está sendo realizado até 17 de novembro, é utilizado como uma maneira de prestar assistência à gestão, ajudar na tomada de decisões e apurar possíveis inconsistências. Realizada anualmente, a ação busca ampliar os bens geridos na instituição para que possam ser melhor utilizados pela comunidade acadêmica.
Em relação aos inventários anteriores, a novidade é que o aplicativo (app) também poderá ser usado por colaboradores administrativos no intuito de aprimorar ainda mais a listagem. Até o ano anterior, somente servidores contavam com o recurso. O app está disponível para celulares tanto de versões iOS como Android e pode ser encontrado para download no portal UFGNet. O aplicativo tem a finalidade de apresentar o status atual do bem catalogado, podendo classificá-lo em “em uso”, “ocioso”, ou “com defeito”.
Segundo a diretora Logística (DLog), vinculada à Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad/UFG), Lubélia Brandão Benevides, “dentre as finalidades do Inventário Patrimonial, podem ser citadas como principais a apuração dos resultados do exercício, o controle e a prestação de contas dos responsáveis, bem como o atendimento de exigências de ordem legal, como o artigo 8 da Instrução Normativa Sedap [antiga Secretaria de Administração Pública da Presidência da República] 205/1988. Ainda sobre a exigência legal, rege a matéria a Lei Federal 4.320/1964, que determina no artigo 96 que o levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade”.
Sobre quem participa do levantamento patrimonial, Lubélia destaca que ele é uma responsabilidade de toda administração pública federal, sendo assim, todas as unidades administrativas (órgãos e unidades acadêmicas) estão incluídas. Já no que tange à comunidade universitária, podem participar servidores e colaboradores que possuem login único ativo.
Etapas
Para que ocorra com êxito, o inventário patrimonial é organizado em etapas, sendo elas: Coleta de dados/Processamento Inventário; Conferência dos dados; Tratamento das informações; Bens sem identificação; Bens com cadastro incorreto; Bens com divergência de localidade, e Bens baixados e ainda em uso. Tombamento dos bens não identificados e Troca de plaqueta dos bens com divergência; Localização dos bens não inventariados; Apuração de Responsabilidade pela não localização dos bens Móveis; Emissão de Relatório e Registro Contábil.
A gestora observa que “a não participação acarretaria em consequências negativas para a Universidade pois impactaria em demonstrações contábeis e deixaria a instituição vulnerável caso passasse por monitoramento de órgãos de controle, podendo eventualmente ser penalizada”.
“O inventário Anual de Bens Móveis é uma ação imprescindível para que a administração da universidade saiba quais bens estão à disposição da instituição para alcançar com sucesso suas atividades fins e continuar prestando um serviço de qualidade à sociedade”, destaca Lubélia.
Para baixar o app do Inventário Patrimonial 2023, clique em https://apps.ufg.br/apps
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Fonte: Secom UFG
