
Centro de Saúde tem 25% das vagas reservadas para alunos da UFG
CS Samambaia funciona de segunda à sexta e realiza cerca de 50 atendimentos diários

Texto: Janyelle da Mata
Foto: Carlos Siqueira
Localizado no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro de Saúde Samambaia (CS Samambaia), conhecido como Postinho Samambaia, atende alunos da UFG e moradores da região do Itatiaia. A equipe é composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e o pessoal do setor administrativo que realizam atendimentos espontâneos e consultas. A clínica médica e a limpeza são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e a UFG oferece a manutenção do espaço. O CS Samambaia segue o calendário da Prefeitura Municipal de Goiânia e funciona de segunda a sexta das 7h às 19h.
A coordenadora do CS Samambaia, Gilma Moreira de Sousa, explica que os médicos são divididos nos turnos matutino e vespertino, assim como em cada horário estão presentes um enfermeiro e um técnico de enfermagem. “O foco aqui é o atendimento clínico, com a capacidade de lidar com pequenas urgências, como cólica renal e crises convulsivas. No entanto, é importante destacar que o centro não possui a infraestrutura para tratar emergências médicas graves, como paradas cardiorrespiratórias”, afirma.
Além do atendimento médico e de enfermagem, o Centro de Saúde Samambaia oferece uma variedade de serviços. Isso inclui testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e programas educativos, como grupos de apoio para tabagismo. Eles também realizam exames preventivos e coletas de preventivo ginecológico. O centro tem como objetivo atender cerca de 50 pessoas por dia, entre consultas agendadas e atendimentos espontâneos, com 25% das vagas reservadas para alunos da UFG. A coordenadora salienta que a clínica não oferece mais testes para covid-19, pois a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou os pontos de testagem.
Serviço Odontológico
Dentro do Centro de Saúde Samambaia, funciona também o Serviço Odontológico da UFG, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A coordenadora do projeto, Thabyta Cristina de Oliveira, explica que para serem atendidos, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação, além disso, também é critério ser bolsista ativo da Prae e ter renda mensal bruta familiar per capita igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo. O horário de funcionamento é das 13h às 19h.
Para os estudantes atendidos pelo Serviço Odontológico, são oferecidos procedimentos de Urgência Odontológica, abrangendo uma variedade de situações, desde dor aguda decorrente de inflamações da polpa até traumas dentais como avulsão ou luxação. “São atendidos casos que exigem tratamento odontológico prévio a procedimentos médicos críticos e outras condições que causem dor ou desconforto bucal”, afirma.
Segundo Thabyta, os procedimentos de urgência odontológica cobrem uma diversidade de situações, que vão desde dores agudas associadas a inflamação da polpa, como aquelas decorrentes de cáries extensas ou restaurações problemáticas, até traumas dentais que envolvem avulsões ou luxações causados por acidentes. Adicionalmente, o serviço também atende casos que requerem intervenção odontológica prévia a procedimentos médicos críticos, como o tratamento de infecções bucais, que podem ter repercussões sistêmicas, além de outras condições que causem dor ou desconforto bucal, tais como problemas de articulação temporomandibular (DTM).
A coordenadora explica que aqueles que se enquadram em atendimentos de caráter eletivo, mediante critérios socioeconômicos, o Serviço Odontológico oferece uma gama de procedimentos que incluem consultas periódicas, profilaxias de rotina, restauração de dentes, tratamentos endodônticos, cirurgias eletivas, tratamento de gengiva, próteses dentárias, radiografias intrabucais e avaliação de doenças bucais.
Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maísa Miralva, os editais para tratamento eletivo são publicados no site da Prae nos finais dos semestres e disponibiliza 150 vagas, 50 para atendimento imediato e 100 para lista de espera. “É fundamental que qualquer falta seja justificada, e é permitido reagendar o atendimento apenas uma vez; caso ocorra mais de um reagendamento, a vaga será disponibilizada para o próximo da lista de espera”, explica Maísa.
Atendimento CS Samambaia: 0800 646 1560 ou pelo aplicativo Saúde Fácil de Goiânia.
Atendimento Serviço Odontológico: (62) 3209-6237 (Whatsapp) ou pelo e-mail agendamento.sopraeufg@gmail.com
Clique aqui para saber mais sobre o Serviço Odontológico da UFG.
Fonte: Secom UFG