Lançadas diretrizes para a formação de profissionais do magistério
Documento, lançado pela Prograd e PRPG, é resultado de um processo de construção coletiva
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
Visando manter em constante discussão o Ensino na Universidade Federal de Goiás, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-reitoria de Pós-graduação, realizou o lançamento do e-book "Diretrizes de formação de profissionais do magistério da Educação Básica". O documento é resultado de um longo e profundo processo de discussão e diálogo, entre entidades, gestão da UFG e pesquisadores, com objetivo de institucionalizar um documento que é pioneiro e central nas discussões sobre o tema, servindo de balizes para a educação em todo o Estado.
Ressaltando que o lançamento do documento faz parte das atividades em comemoração ao dia dos professores, a pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro, deu as boas vindas aos participantes. "Estamos celebrando um documento que foi fruto de um processo de construção coletiva que vai fortalecer a formação de professores", frisou. Segundo ela, é importante conhecer e divulgar esse documento para a comunidade da UFG conheça melhor as diretrizes e possa adotá-las em sua prática diária. Geovana Reis, diretora de Assuntos Institucionais da Adufg-Sindicato, afirmou que o sindicato está sempre à disposição dos professores da Universidade, no sentido de defender os direitos deles e busca por melhores condições de trabalho. Larissa Matuda, diretora de pós-graduação Lato Sensu, colocou a Pró-Pró-reitora de Pós-graduação à disposição para a construção de novas especializações, no sentido de permitir e colaborar com a formação continuada de professores. Alba Mata, do Fórum de Licenciatura da UFG, agradeceu à disponibilidade da Prograd e afirmou que estão empenhados sem seguir trabalhando para que as discussões sigam sendo aprofundadas e coletivas.
Falando em nome da gestão da Universidade, o pró-reitor Israel Elias Trindade, considerou que a UFG, até então, não tinha um documento constituído e formalizado sobre esse tema, e que a sua entrega para a comunidade se dá em um momento muito importante. "Para além dos muros da UFG, sabemos que há inúmeras instituições que estão ansiosas para conhecer esse documento, inclusive para direcionar os seus trabalhos", afirmou. Em especial, o pró-reitor agradeceu ao Fórum de Licenciaturas, que atua de maneira intensa para que o Ensino na Universidade seja cada vez melhor. Por fim, o pró-reitor lembrou que está sendo realizado pelo Conselho Universitário o trabalho em uma comissão específica para produzir um documento que reúna as diretrizes de Ensino na Universidade.
Após a fala inicial, Luiz Fernandes Dourado, Diretor presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação e professor emérito da UFG, defendeu que é preciso pensar a articulação inicial, a continuada, mas também questões salariais e sobre a saúde dos professores. "Devemos caminhar no sentido de articular proposições que caracterizem esse salto histórico na UFG, com uma visão geral e ampliada. A leitura desse projeto institucional nos remete a elementos balizadores que são técnicas, mas também ética e estética", defendeu. O professor defende que a retomada da resolução no. 2/2015 deve ser realizada em breve, priorizando a formação ampla do educando, repensando a educação básica e as suas particularidades. "Nesse processo devem ser valorizadas as especificidades em todas as suas frentes, pensando sempre em uma perspectiva de direitos humanos. Esse documento é um esforço para romper as dicotomias e estamos felizes por estarmos conseguindo", concluiu o professor.

"Não caberia a outra instituição a lançar um documento dessa envergadura", afirmou Adda Daniela Echalar

"Depois de um período tão difícil para a educação, estamos muito contentes em ter condições de publicar um texto como esse" afirmou Amone Alves, Diretora de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência (Prograd/UFG)

Israel Elias Trindade, pró-reitor de Graduação, Heliny Carneiro, pró-reitora de Graduação adjunta e Larissa Matuda, diretora de pós-graduação Lato Sensu
Source: Secom/UFG
