O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Equipamento_PDDU_GYN_drones_(1)

Pesquisadores do PDDU recebem sensor remoto ativo para capturar dados

Em 28/09/23 17:56.

Inovação agiliza coleta de informações pela equipe do Plano Diretor de Drenagem Urbana 

Fotos: divulgação

A equipe responsável pelas pesquisas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU/GYN), que está sendo desenvolvido a a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra Goiânia) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), ganhou um reforço na terça-feira (26/9) e passa a contar com o laser aerotransportado com tecnologia light detecting and ranging (Lidar) 200+, da marca Topodrone. 

 

Equipamento_PDDU_GYN_drones_(2)
Solução tecnológica: equipamento age como um scanner ao fazer varredura da superfície do terreno 

 

O equipamento é utilizado acoplado em drones e tem como função coletar as informações da superfície do terreno para que, a partir dos dados adquiridos, seja possível gerar um modelo digital de terreno (MDT). Além do laser Lidar 200+, a equipe recebeu dois pares de receptores Global Navigation Satellite System (GNSS), equipamentos de alta precisão, que têm a função de coletar as coordenadas de determinados pontos de interesse no terreno, auxiliar na navegação e no levantamento de dados específicos do solo. 

Os novos equipamentos vão ajudar no desenvolvimento do Plano Diretor de Drenagem Urbana, principalmente na fase de coleta de dados, que endossam o estudo técnico. A integrante da equipe de modelagem hidrológica do PDDU-GYN, Kamila Almeida, conta que esse equipamento é sofisticado, pois "ao fazer varredura da superfície do terreno ele age como um scanner, 'lendo' todo o contorno da superfície".  

 

Equipamento_PDDU_GYN_drones_(1)
Embarcado em drone: expectativa é identificar possíveis cenários de inundações em diversas regiões do município

 

Alguns destes equipamentos são de uso rotineiro em projetos de engenharia, porém outros são específicos para o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia. Eles podem ser considerados a ponte facilitadora dos estudos, afinal atuam na aquisição de dados ao longo dos canais da capital. A equipe técnica espera que as demandas do Plano possam ser atendidas de forma mais rápida, de modo que diferentes grupos de pesquisadores possam se deslocar simultaneamente para o trabalho de campo com vistas à coleta de dados. 

Na etapa de processamento de dados, o uso dos drones e do laser scanner terrestre e aerotransportado ajudará na modelagem hidrodinâmica dos canais. Com estes produtos, espera-se que sejam identificados os possíveis cenários de inundações em diversas regiões do município. Com isso, possíveis soluções poderão ser apontadas para que haja redução dos impactos causados pelas enchentes na cidade e na vida da população.

De acordo com o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA UFG) e coordenador do PDDU-GYN, Klebber Formiga, "os drones, por exemplo, ajudam na composição dos ortomosaicos, ou seja, no processamento das fotografias por eles captadas: para além de capturarem fotografias individuais, também unem tais imagens para que a equipe técnica consiga ter uma visão mais completa do terreno”. A expectativa é a de que tais equipamentos atendam às demandas e tornem Goiânia referência nacional no quesito de drenagem urbana e sustentabilidade.

Sobre o PDDU

O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) atualmente em vigor na Capital é de 2005 e cobre somente 60% da área urbana do município. Os estudos técnicos necessários para a sua atualização estão sendo conduzidos por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) que utilizam conhecimentos científicos e tecnológicos na elaboração do novo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia, que, depois de aprovado, terá uma margem de vigência de aproximadamente 20 anos.

Saiba mais

UFG e Prefeitura dão 1º passo para Plano Diretor de Drenagem Urbana

 

Fonte: Equipe de comunicação do PDDU - GYN

Categorias: Notícias EECA Fic

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.