Cerimonia mec

Reitora participa de lançamento de programas do MEC

Em 05/09/23 18:16.

São três programas envolvendo a educação básica em Goiás

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Wesley Menezes

A Reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, participou na terça-feira (5/9) de cerimônia com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Eles  assinaram termo de adesão do governo do Estado aos programas Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa Escola em Tempo Integral. As políticas fazem parte do pacote de reconstrução da educação brasileira e estão atreladas ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A cerimônia ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.  

Cerimonia mec
Reitores de diversas instituições participaram da solenidade de lançamento

 

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, ressaltou a importância de ser apartidário nas decisões sobre a educação, visando o bem-estar das crianças atendidas pelo governo. O governador Ronaldo Caiado em sua fala destacou a presença das universidades no evento e a importância das diversas parcerias delas com o Estado. O ministro da Educação afirmou a importância de terminar as obras inacabadas com valores corrigidos com taxas atuais e convocou os prefeitos a aderirem aos programas do governo. Ele também ressaltou que “Investir em educação, ciência e pesquisa é o que faz o Brasil ser soberano”. A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, lembrou das diversas parcerias com o Estado de Goiás que apoiam a educação básica como a gestão dos colégios tecnológicos. 

 

Cerimonia mec
Ministro apresentou os projetos do governo aos presentes

 

Alfabetização

Goiás já aderiu formalmente ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com participação de todos os municípios do estado. Instituído pelo Decreto 11.556/2023, o Compromisso, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, visa garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País até o final do 2º ano do ensino fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.   

Obras

De acordo com levantamento apresentado pelo ministro, o Estado de Goiás tem 120 obras inacabadas e paralisadas em 77 municípios, que se encaixam nos critérios do Pacto pela Retomada de Obras da Educação Básica: 37 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 20 escolas de ensino fundamental; 1 de ensino profissionalizante; 60 novas quadras esportivas e coberturas de quadras, além de 2 reformas.      

Tempo Integral 

O Estado também já aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral. De acordo com o último levantamento do MEC, de 1º de setembro, 67% dos municípios do estado aderiram à política, que visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023.  Para a iniciativa, o governo federal vai investir R$ 4 bilhões. 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria Educação Básica