Reitora participa de lançamento de programas do MEC
São três programas envolvendo a educação básica em Goiás
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Wesley Menezes
A Reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, participou na terça-feira (5/9) de cerimônia com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Eles assinaram termo de adesão do governo do Estado aos programas Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa Escola em Tempo Integral. As políticas fazem parte do pacote de reconstrução da educação brasileira e estão atreladas ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A cerimônia ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, ressaltou a importância de ser apartidário nas decisões sobre a educação, visando o bem-estar das crianças atendidas pelo governo. O governador Ronaldo Caiado em sua fala destacou a presença das universidades no evento e a importância das diversas parcerias delas com o Estado. O ministro da Educação afirmou a importância de terminar as obras inacabadas com valores corrigidos com taxas atuais e convocou os prefeitos a aderirem aos programas do governo. Ele também ressaltou que “Investir em educação, ciência e pesquisa é o que faz o Brasil ser soberano”. A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, lembrou das diversas parcerias com o Estado de Goiás que apoiam a educação básica como a gestão dos colégios tecnológicos.
Alfabetização
Goiás já aderiu formalmente ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com participação de todos os municípios do estado. Instituído pelo Decreto 11.556/2023, o Compromisso, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, visa garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País até o final do 2º ano do ensino fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.
Obras
De acordo com levantamento apresentado pelo ministro, o Estado de Goiás tem 120 obras inacabadas e paralisadas em 77 municípios, que se encaixam nos critérios do Pacto pela Retomada de Obras da Educação Básica: 37 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 20 escolas de ensino fundamental; 1 de ensino profissionalizante; 60 novas quadras esportivas e coberturas de quadras, além de 2 reformas.
Tempo Integral
O Estado também já aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral. De acordo com o último levantamento do MEC, de 1º de setembro, 67% dos municípios do estado aderiram à política, que visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Para a iniciativa, o governo federal vai investir R$ 4 bilhões.
Source: Secom UFG
Catégories: Notícias Reitoria Educação Básica